Geração Z: mais politizada e em busca de propósitos
Pesquisa global da Verizon Media mapeou o comportamento e as interações dos jovens de 16 a 24 anos com conteúdo digital
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Bárbara Sacchitiello
23 de outubro de 2019 - 6h00
A geração Z está mais consciente acerca de seu papel político e social. Esse é um dos insights trazidos pelo Content Moments, estudo global conduzido pela Verizon Media que procurou analisar as razões que levam os jovens a ler e interagir com conteúdo na web e nas redes sociais. A pesquisa foi realizada com base na análise de 118 mil interações online, feitas por 60 mil pessoas que residem em 15 diferentes mercados.
O resultado mostrou que a Geração Z tem maior probabilidade de consumir, responder e compartilhar ativamente conteúdo relacionado a assuntos de política, questões sociais e pautas relativas ao meio-ambiente. Em âmbito global, na comparação com a mesma pesquisa feita em 2016, os jovens de 16 a 24 anos demonstraram ter 45% mais probabilidade de consumir conteúdo político; 40% mais probabilidade de interagir com conteúdo relacionado a questões sociais e 50% mais probabilidade de consumir conteúdo sobre algum assunto relacionado ao meio ambiente.
Pela interpretação da Verizon, a maior politização da nova geração pode ser motivada por acontecimentos de grande impacto para o cenário político-econômico global após 2016, como a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos e o referendo e desdobramentos do Brexit.
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O estudo também mostrou que a Geração Z está mais racional em suas interações nas redes sociais. Houve um declínio de 25% na quantidade de interações motivadas por algum impulso emocional, enquanto as interações geradas por algum motivo prático aumentaram 13% em relação à pesquisa de três anos atrás. Questionados sobre os motivos que os levam a interagir com conteúdo no ambiente digital, os jovens listaram a necessidade de pesquisar algo específico; de aprender algo novo; comparar ou tentar novas ideias e se manter atualizado a respeito do que está acontecendo.
Interação com marcas
Esse comportamento digital mais pautado em propósito do que em emoção sinaliza uma boa oportunidade para as marcas, de acordo com a Verizon. Quando acessam a internet para pesquisar ou buscar algo específico, os jovens da Geração Z ficam mais propensos a receber interações de marcas. Entre os brasileiros entrevistados, 27% declararam estar mais propensos a interagir com conteúdo patrocinado por marcas nesses momentos; 32% estão mais propensos até a compartilhar esse tipo de conteúdo patrocinado nesses momentos e 66% declararam estar dispostos a interagir com as marcas quando buscam algo específico. E toda a base pesquisada (100%) declarou ter mais chances de comprar e fazer negócios com aquela marca com a qual interagiu.
Na opinião de Ana Raquel Hernandes, head de Ryot Studio, unidade de curadoria e produção de branded content da Verizon Media no Brasil, as marcas devem saber aproveitar essa abertura que a Geração Z está dando para os assuntos ligados a diferentes caudas. “É importante que os anunciantes entendam as motivações de consumo e criem oportunidades para ofertar conteúdo premium a fim de gerar conversas relevantes e oportunidades de negócios”, pontua.
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