Nestlé investe R$ 15 milhões em produtos de base vegetal
No Brasil, Ninho Forti+ foi primeiro produto vegetal globalmente desenvolvido para o público infantil
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Roseani Rocha
16 de dezembro de 2019 - 13h30
Junto ao anúncio do lançamento do Ninho Forti+, de origem 100% vegetal, a Nestlé revelou ter investido no Brasil, de 2017 até este ano, mais de R$ 15 milhões em um portfólio de produtos com base vegetal, incluindo amêndoa, aveia, ervilha e arroz.
O citado Ninho Forti+, por exemplo, é feito à base de ervilha e pronto para consumo, nos sabores morango & banana e maçã & banana, em caixinhas de 200 ml e já com canudinho de papel – outra adaptação da companhia aos novos tempos, em que o plástico segue sendo substituído por opções ambientalmente melhores. O produto, feito no Brasil – sem lactose, rico em cálcio, vitaminas A e B12 e Ferro – é o primeiro “plant based” desenvolvido pela Nestlé globalmente tendo como público-alvo as crianças, o que segundo a companhia também mostra a força da marca Ninho no País.
Outras áreas nas quais a Nestlé está investindo são as de bebidas para adultos e chocolates. No primeiro caso, em junho, adquiriu a operação da Terrafertil e lançou, no mercado local, a marca Nature’s Heart, distribuída em itens como mix de nuts e frutas; e seis opções de bebidas vegetais – Amêndoa; Arroz; Aveia; Coco & arroz; Castanha de caju (todas sem adição de açúcares e esta última exclusiva para o mercado brasileiro); e Cacau & Arroz. No ano passado, a linha Nesfit também tinha ganhado dois novos sabores, Aveia e Cacau Integral.
Já em chocolates, a companhia trouxe a linha Essentia, com itens 100% orgânicos, com versões 55% e 70% cacau. Com a marca Garoto, lançou, ano passado, a marca Terruá, seu primeiro produto orgânico, que é, na verdade, uma edição limitada da linha Talento, nos sabores Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu (variando de 38% a 70% de cacau orgânico).
Os investimentos da Nestlé têm sido baseados em mudanças no comportamento dos consumidores atestados por pesquisas como uma do Ibope, de 2018, segundo a qual 14% dos brasileiros (29,2 milhões de pessoas) se declaram vegetarianos, e que a população vegetariana cresceu 75% nas regiões metropolitanas em relação à pesquisa realizada em 2012. Já a Mintel, analisou que de 2014 a 2018, a oferta de produtos veganos cresceu 677% no Brasil, com destaque para as bebidas vegetais, categoria que, segundo dados Nielsen, cresceu 76% de 2018 para 2019 globalmente.
Com os produtos de base vegetal a Nestlé procura atender não somente veganos e vegetarianos, mas as pessoas que chama de “flexitarianos”, ou seja, que comem carne, mas estão abertas a reduzir esse consumo.
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