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Nielsen divulga ranking de produtos inovadores Latam

Com seis lançamentos realizados por empresas no Brasil, lista avalia inovação dos bens de consumo e sua capacidade de permanecer no mercado


26 de novembro de 2020 - 10h36

Consumidores continuaram dispostos a testar produtos novos na pandemia da Covid-19 (Crédito: Pollyana Ventura/ iStock)

Nesta quinta-feira, 26, a Nielsen apresenta o Bases Top 25 Breakthrough Innovations da América Latina 2020, ranking desenvolvido pela companhia que aponta os lançamentos em bens de consumo que mais se destacaram pela inovação e poder de permanência no mercado. Entre os ganhadores, seis são produtos que foram lançados no Brasil. São eles Bauducco + M&Ms, Sempre Livre Adapt Plus, Maguary Stevia, Cheetos Halloween, Huggies One&Done e Greenpeople.

A primeira posição ficou com a linha de cuidados com o cabelo Fructis, de L’Oréal, na Argentina. A companhia também ocupou a segunda posição com a tintura de cabelo em spray Magic Retouch. Já a terceira colocação ficou com a linha Nutritive Secrets, de Dove, também na Argentina. Com baixos níveis de confiança do consumidor e a situação econômica instável que muitos países da América Latina vivem, a Nielsen destaca que os produtos vencedores conseguiram unir qualidade e preço: 46% dos ganhadores foram inovações que ofereceram produtos mais acessíveis que o mercado.

Cassiana Costa, líder do estudo Bases para América Latina da Nielsen, destaca o surgimento de outras duas tendências de consumo, além dos preços acessíveis, a partir do ranking. A primeira é uma maior quantidade de produtos desenvolvidos para preferências locais, mesmo que feitos por fabricantes globais. A executiva também cita um equilíbrio, na categoria Alimentos e Bebidas, com produtos que trazem a proposta da saudabilidade e outros indulgentes, com doces e gorduras.

“O consumidor brasileiro vem se sofisticando a cada ano. Todos os vencedores ofereceram benefícios diferenciados dos que já existem no mercado, ou cobrando um preço mais premium por isso, ou se mantendo no mesmo preço médio da marca, mas sempre oferecendo benefícios melhores”, conta Cassiana.

A líder do desenvolvimento do ranking também reforça que mesmo durante a pandemia da Covid-19, a disposição dos consumidores para testar produtos novos se manteve. “As pessoas ainda estão abertas para experimentar coisas novas, ou por procurarem inovações mais que nunca, ou por não encontrarem produtos que costumavam comprar e aí buscam algum substituto”, explica a executiva. Veja a lista completa com os produtos vencedores:

1 – L’Oréal Fructis – Argentina

2- L’Oréal Magic Retouch – Argentina e México

3- Dove Nutritive Secrets – Argentina

4- Bauducco + M&Ms – Brasil

5- Sempre Livre Adapt Plus – Brasil

6- Maguary Stevia – Brasil

7- Cheetos Halloween – Brasil

8- Huggies One&Done – Brasil

9- Greenpeople – Brasil

10- Escudo Silver – Chile

11- Heineken 0.0 – Chile

12- Schwarzkopf Retouch – Colômbia

13- Tutto Chocolovers – Costa Rica

14- Koleston Retoque de Raíz – México

15- Shampoo Mennen Zero – México

16- Nescafé Reserva – México

17- Lala Delicias – México

18- Depend Corte Bajo – México

19- Johnnie Walker Limited Edition – México

20- Baileys Tres Leches – México

21- Bio Aloe Vera – Peru

22- Papel Higiênico Paracas – Peru

23- Venus SPA & Venus Tropical – Peru

*Crédito da foto no topo: Reprodução

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