Assinar

Preocupação com a memória empresarial ainda é baixa

Buscar

Preocupação com a memória empresarial ainda é baixa

Buscar
Publicidade
Marketing

Preocupação com a memória empresarial ainda é baixa

Pesquisa feita pela Aberje aponta que somente 18% das companhias contam com uma área formal dedicada à preservar sua história


15 de janeiro de 2021 - 10h29

(Crédito: Reprodução)

As empresas que conseguem preservar sua história e suas memórias tendem a conquistar vantagem competitiva no mercado e em seus respectivos campos de atuação. No entanto, apenas cerca de 20% das empresas investem em programas de memória empresarial.

O dado faz parte da pesquisa “A História e a Memória Empresarial das Organizações no Brasil”, realizada Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Memória da Eletricidade. O estudo contou com a participação de 117 empresas, sendo 76% nacionais e multinacionais privadas, atuantes em 32 setores da economia, sendo 16% do setor de Energia.

A pesquisa mostrou que apenas 18% desse universo de empresas contam com programas formais de memória empresarial. Desse total, 50% têm trabalhado nesse sentido há mais de 15 anos e 40%, entre seis e 15 anos.

Quanto aos objetivos e ações apontados na pesquisa como justificativa para trabalhar a memória institucional foram listados a preservação da identidade corporativa e da coerência institucional (48%); trabalhar a memória como agente catalisador no apoio aos negócios e elementos de coesão entre responsabilidade social e histórica (43%); estímulo ao sentimento de pertencimento dos colaboradores (38%) e transformação da experiência acumulado ao longo da história da organização em conhecimento histórico disponível à sociedade.

A Aberje também aponta que a memória empresaria é tida por 83% das empresas respondentes como uma importante ferramenta de marketing da organização.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • São Paulo FC se une a Reserva para celebrar história do clube

    São Paulo FC se une a Reserva para celebrar história do clube

    Coleção traz elementos que fazem referência a ícones tricolores, além de comemorar os 20 anos da conquista do último título mundial

  • Quais são as marcas que os brasileiros mais associam ao verão?

    Quais são as marcas que os brasileiros mais associam ao verão?

    Pesquisa da MindMiners procurou mapear alguns dos hábitos de consumo do público nos meses mais quentes do ano