Fernando Murad
15 de fevereiro de 2021 - 7h48
Zeca Brito, mascote da competição: são nove patrocinadores em 2021 (crédito: divulgação)
A edição 2021 da Copa do Nordeste, cuja primeira fase começa no sábado, 27, terá número recorde de patrocinadores. Serão nove, contra sete da temporada passada. Sportingbet, Ale e Pitú renovaram seus contratos e Assaí Atacadista, Krona Tubos e Conexões, Gin Gordon’s, Whisky Black & White, Consórcio Embracon e Suggar Eletrodomésticos são os novos parceiros. Uma cota ainda está em aberto.
O plano comercial apresenta duas novidades: o painel de LED em torno do gramado passa a ser nos três lados do campo, com exposição sem descontinuidade, e será lançada a entrega digital LampiON. Inspirada no Red Zone da NFL, o LampiON permitirá que o torcedor acompanhe diversos jogos simultaneamente na rodada. Nos quatro jogos das rodadas ao sábado, por exemplo, os patrocinadores poderão aparecer no LampiON em formatos que as transmissões tradicionais não permitem.
Na entrevista a seguir, Lucas Rizzo, head comercial da Copa do Nordeste na LiveMode, empresa responsável pelas vendas de patrocínio da competição, faz um balanço do projeto comercial do torneio e fala sobre as novidades, como o LampiON. Em sua décima-oitava edição, a competição terá transmissão do SBT Nordeste, na TV aberta, do Fox Sports, na TV por assinatura, e no app NordesteFC. Os jogos também estarão disponíveis nas ofertas de pay-per-view das operadoras Claro e Sky.
Meio & Mensagem – A que se deve esse número recorde de patrocinadores na edição 2021 da competição?
Lucas Rizzo – Alguns fatores foram definitivos: o aumento de audiência de 2019 para 2020, tanto em TV aberta e paga, quanto nas plataformas digitais – na fase final, com o triplo da audiência do ano anterior. Também, o reconhecimento de que a competição é uma plataforma completa para as marcas se comunicarem com o público da região. Acrescentaria nossa capacidade de montar planos customizados para cada parceiro e usar os diversos ativos da competição de maneira que atinjam seus objetivos e falem com seus consumidores.
M&M – O aumento do número de patrocinadores acarretará crescimento na receita comercial da competição?
Lucas – Sim, existe aumento na receita, mas ainda estamos ajustando a demanda. Há marcas ainda interessadas em se associarem à Copa do Nordeste deste ano e precisamos entender se existe o espaço que eles precisam. O nosso foco tem sido em ter as melhores entregas possíveis para nossos patrocinadores. Queremos garantir que todos os parceiros da competição tenham o retorno que esperam e percebam uma entrega eficiente e exclusiva.
M&M – Além da exposição de marca nos estádios e nas transmissões, quais são as ativações especiais previstas para esta temporada?
Lucas – Criamos o LampiON, que será uma nova maneira de consumir futebol ao vivo. É uma novidade na maneira de mostrar jogos simultâneos e uma oportunidade de os patrocinadores aparecerem no momento nobre do jogo ao vivo de uma maneira mais intensa em criativa. Os momentos-chave como gols, comemorações, lances de perigo, estatísticas e interações ao vivo terão os patrocinadores falando com o seu público de maneira totalmente alinhada com as campanhas ou os produtos. As redes sociais da competição – que estão entre as de maior engajamento entre competições nacionais e internacionais – também entram nas ativações sempre alinhadas com as das transmissões. Vamos produzir conteúdos patrocinados com influenciadores associados ao futebol da região. Há ativações indefinidas ainda, como Show das Finais e outras atrações para fase final, por conta das restrições de acesso aos estádios. É preciso esperar um pouco ainda para algumas decisões serem tomadas.
M&M – Como será disponibilizado o LampiON?
Lucas – O LampiON vai estar ao vivo em uma das redes sociais da Copa do Nordeste e no NordesteFC, o aplicativo da competição. Estamos no momento negociando com as redes sociais.
Crédito da imagem do topo: divulgação