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Marketing

Campanhas mensais e presença na mídia: a estratégia da Shopee

Plataforma de marketplace também lança ferramenta que permite que lojistas parceiros criem anúncios personalizados


2 de julho de 2021 - 6h00

Nos últimos meses, quem assiste à televisão ou acompanha vídeos na internet deve ter sido impactado por algum comercial da plataforma de e-commerce Shopee. A companhia de Singapura, fundada em 2015 e pertencente ao Sea Group, chegou ao Brasil em 2019 e, desde então, vem apostando em uma forte estratégia de marketing tanto nas mídias tradicionais quanto nas digitais para conquistar os consumidores brasileiros. “A Shopee acredita no mercado brasileiro e o vê como um ambiente bem desafiador e competitivo”, comenta Felipe Piringer, head de marketing da Shopee Brasil.

 

Shopee vê mercado brasileiro como um ambiente desafiador e competitivo (crédito: divulgação/Shopee)

Segundo o head, todo mês a empresa apresenta uma nova campanha publicitária, que tem atraído cada vez mais consumidores para a plataforma. “Além disso, sempre temos um dia principal de cada mês, em que oferecemos as melhores oportunidades de compra com ofertas e vantagens super competitivas”, explica. Em julho, por exemplo, como parte da campanha Julho R$ 10, além de oferecer descontos em produtos nacionais e internacionais e cupons de frete grátis, no próximo dia 7 a plataforma promoverá uma concentração maior de benefícios ao consumidor, como R$ 2,5 milhões em vouchers de descontos a partir da meia-noite e vouchers de frete grátis para as compras de qualquer valor. “O objetivo é seguir com a nossa estratégia de democratizar o acesso a uma variedade de produtos locais e internacionais distribuídos em mais de 20 categorias com os melhores preços, permitindo que esses usuários tenham uma experiência de compra segura, fácil e divertida”, explica Piringer.

Recentemente, no Dia dos Namorados, a Shopee fez sua primeira ação de conteúdo na televisão brasileira, no programa Se Joga, da Globo, com a participação do casal Sophia Abrahão e Sergio Malheiros, e lançou uma campanha de liquidação para a data (veja abaixo). O head de marketing da companhia afirma que essa não será a única ação neste formato, até porque foi muito acertada e resultou em um recorde de vendas na data. “O crescimento de pedidos realizados foi superior a 300% em comparação a um dia comum. Os dados coletados apontaram, ainda, que tivemos vendedores brasileiros que chegaram a vender 75 vezes mais do que o de costume”, revela, reforçando que esse resultado justifica também os mais de R$ 2 milhões investidos pela Shopee em descontos, cupons de frete grátis e promoções-relâmpago oferecidos aos consumidores no período.

Benefícios aos parceiros

Assim como outros players de marketplace, a Shopee conecta vendedores aos consumidores em sua plataforma. Para destacar os produtos e as lojas de seus vendedores parceiros, além de treinamentos e webinars de melhores práticas de vendas e marketing, recentemente a empresa lançou o Shopee Ads, uma ferramenta que permite que lojistas criem anúncios personalizados em três formatos: busca de produtos, de loja e de descoberta.

Os anúncios de busca de produto exibem os produtos em posições relevantes nos resultados da página quando os compradores buscam as palavras-chave que o vendedor escolheu. Já os anúncios de descoberta exibem os produtos em destaque na seção “Descobertas do dia” aos compradores interessados em itens semelhantes ou complementares aos da loja do vendedor. Por fim, os anúncios de busca da loja são categorizados no topo da página dos resultados de pesquisa quando os compradores buscam por palavras-chave pelas quais o vendedor escolheu, oferecendo mais visibilidade. “À medida em que o e-commerce cresce em importância e escala no Brasil, nosso objetivo é criar cada vez mais oportunidades de crescimento e exposição para os nossos sellers”, afirma Piringer.

Com a nova ferramenta, os vendedores podem criar anúncios direcionados ao seu público-alvo usando a central do vendedor no site da empresa ou no próprio aplicativo da Shopee. Alguns lojistas já contam também com uma ferramenta automática de palavras-chave para configurar as campanhas com o mínimo esforço.

A Shopee também disponibiliza outros recursos para melhorar a visibilidade de vendedores e produtos como oferta-relâmpago, leve mais por menos, combos e oportunidade de participar de campanhas específicas e temáticas de marketing da Shopee como Dia das Mães e Dia dos Namorados. “O propósito da Shopee é ajudar micro, pequenos e médios empreendedores na transformação digital, impulsionando o crescimento de cada um e contribuindo para a economia local”, complementa.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Shopee

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