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Marketing

Como fica a ‘marca’ Messi com a ida do jogador ao PSG

Especialistas internacionais acreditam que a mudança valorizará a imagem do argentino perante os patrocinadores


10 de agosto de 2021 - 12h07

Messi chega à Paris para assinar contrato com o PSG. (Crédito: Reprodução/Facebook)

Do Advertising Age

A decisão de Lionel Messi de encerrar sua longa história com o Barcelona e iniciar uma nova com o Paris Saint-Germain mexeu com o futebol – e com a mídia – nos últimos dias. Ainda é cedo para saber os efeitos da mudança dentro de campo, mas certamente o nome do jogador já consegue impulsionar a marca do clube francês.

O poder de Messi para o marketing o coloca em um patamar raro, ocupado por gigantes do esporte como LeBron James e Cristiano Ronaldo – e deve ficar ainda maior agora, após a notícia da mudança, graças a atenção que o assunto vem ganhando da mídia. Seu contrato com o Barcelona FC, que terminou em junho, foi estimado em US$ 672 milhões. No ranking da Forbes, o argentino figura como o segundo atleta mais bem pago do mundo em 2021, com uma quantia de US$ 130 milhões (sendo US$ 33 milhões obtidos com negócios fora de campo), perdendo somente para o astro das artes marciais mistas, Conor McGregor.

Messi já chegou a Paris e a apresentação oficial do jogador como o mais novo craque do PSG é aguarda para esta terça-feira, 10. O contrato do jogador com o clube terá duração de dois anos e valerá em torno de 35 milhões de euros (o equivalente a US$ 41 milhões) por ano, de acordo com informações da Associated Press.

Messi está em uma boa posição para atrair ainda mais investimentos e patrocínios ao fazer esse movimento de mudança de equipe, na visão de Rakesh Dhall, diretor de parcerias da agência criativa 20ten, de Londres, e também ex-jogador do Tottenham. Ele argumenta que Messi teve de fazer a mudança para impulsionar seu legado a longo prazo, assim como Cristiano Ronaldo, que construiu uma trajetória vitoriosa em clubes na Inglaterra, Espanha e, agra, na Itália. Messi teve de fazer o mesmo para “ser verdadeiramente considerado o melhor do mundo”, na opinião de Dhall. O executivo acrescenta que Messi é, sem dúvidas, “o melhor jogador do mudo, tratado como um ícone e endeusado como uma figura que, por décadas, ve ajudando a reinventar o futebol”.

Carl Driesener, senior marketing scientists do Austranlian Ehrenberg-Bass Institute, aponta o exército de 240 milhões de fãs que Messi possui no Instagram como uma indicação do alcance que ele oferece aos patrocinadores. Apesar disso, Driesener diz que tudo depende do quão vitoriosa será a passagem do jogador em seu novo clube.

Os exemplos de LeBron James e Cristiano Ronaldo podem dar uma ideia do que deve acontecer com a ‘marca’ Messi após a mudança. Os ganhos de ambos aceleraram, em parte porque atraíram mais fãs aos seus novos clubes. Os fãs, inclusive, apoiariam qualquer coisa que tivesse seus nomes, segundo Brian Quarles, chief creative officer da agência de marketing esportivo Revolution. “O Messi está em outro nível. Ele é o maior astro do planeta”, pontua.

Patrocinadores do argentino, como a PepsiCo, já estão aproveitando a mudança. A Gatorade, uma das bebidas da companhia, divulgou um vídeo intitulado “Messi Mindset”, que destaca as principais jogadas de Messi ao longo da carreira, com a camisa do Barcelona na campanha internacional da marca.

Outros patrocinadores de Messi são a Adidas, com quem possui um contrato vitalício, bem como Huawei, Hawkers Sunglasses e Ooredoo. A cada ano, o jogador ganha cerca de US$ 34 milhões apenas com patrocínios, de acordo com a Sports Illustrated.

O PSG é parte da liga nacional francesa, chamada Ligue 1, que não é considerada muito competitiva. A chegada de Messi, porém, pode ser benéfica também para a competição. Após a oficialização da contratação do jogador, o clube fez postagens em suas redes sociais para celebrar a chegada do astro à casa. Veja:

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