Assinar

O Boticário, Natura e Netflix se destacam em brand experience

Buscar

O Boticário, Natura e Netflix se destacam em brand experience

Buscar
Publicidade
Marketing

O Boticário, Natura e Netflix se destacam em brand experience

Informação é de estudo da Qualibest, que analisa a relação de consumidores com marcas para além dos produtos e serviços oferecidos


3 de setembro de 2021 - 16h53

Consumidores se baseiam também em consideração pela marca no momento de decisão de compra (Crédito: 13_Phunkod/shutterstock)

A decisão de compra do produto ou serviço de determinada marca vai muito além da qualidade do que é oferecido, sendo expandida para pontos como experiência e identificação por parte do consumidor. O instituto de pesquisa QualiBest se juntou à TopBrands, consultoria de branding, para ouvir mais de 4 mil consumidores em todo o Brasil, e chegou à conclusão de que marcas devem ter uma visão holística da relação com os clientes a fim de ter sucesso ao longo da jornada de compra. Nesse sentido, O Boticário, Natura e Netflix foram classificadas como as três marcas mais bem avaliadas pelo público quando se trata de brand experience.

O levantamento foi feito com base em um estudo qualitativo que buscou entender os drivers e atributos que os participantes empregam ao optar por determinada marca. Assim, foram identificados quatro pilares principais que aparecem ao longo da escolha do consumidor: a pesquisa por um produto ou serviço, a consideração pela marca, o momento da compra em si e o uso. “O grande insight do nosso estudo é que há um senso comum de que oferecer um bom produto ao consumidor é suficiente. Na verdade, ele é influenciado muito mais pela relação que cria com a marca, pelo brand wxperience, do que simplesmente pelo uso que já fez desse produto. É como se fosse uma relação pessoal”, explica Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands. Ele aponta ainda que, por este motivo, tão importante quanto o que uma empresa faz é o que ela fala e como ela age.

Ao todo, foram avaliadas 76 marcas e, ainda que haja um ranking com nomes consistentes do ponto de vista mercadológico, O Boticário atingiu apenas 37% de associações. A pesquisa mostrou que a justificativa dos consumidores se baseia no fato de que a organização adota as mesmas práticas que estão em seus discursos e, ainda que esteja no mercado há bastante tempo, está sempre criando novos produtos que ainda surpreendem. “Nesse movimento, a gente capta mais do que o consumo: trata-se de relações permanentes entre as pessoas e o que elas compram”, reforça Graziela Sueiro, gerente do QualiBest. O segundo e terceiro lugar são ocupados pela Natura (36%) e Netflix (32%). A lista conta ainda com nomes como Samsung, Youtube, Johnson&Johnson, Consul, Gillette, Sadia e Brastemp. 

A partir dos resultados e drivers identificados, a QualiBest e a TopBrands alertam que, entre a variedade de segmentos analisados na pesquisa, o de alimentos saudáveis foi o que mais recebeu citações em relação ao fator “consideração”. Além disso, marcas de cuidados pessoais e laticínios também receberam o pilar como elemento-chave na relação com os consumidores. Ainda, as companhias ressaltam que os fatores identificados no Brand Experience vão desde uma presença a longo prazo na vida dos clientes até, novamente, a  percepção de que não há diferença entre o que as empresas vendem e o que elas dizem.

*Credito da imagem de topo: audioundwerbung/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas