Pesquisa mostra interesse dos brasileiros por marcas locais
Estudo realizado pela Toluna em parceria com a Local.e aponta que 75% dos consumidores se mostram propensos a adquirir itens de fabricantes e empresas locais
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Meio & Mensagem
21 de setembro de 2021 - 11h48
Os brasileiros estão mais propensos a experimentar e consumir itens de pequenos e médios produtores. Uma pesquisa realizada pela Toluna em parceria com a Local.e revela que 75% dos entrevistados afirmaram que comprariam algum produto de alguma marca ou empresa local.
O estudo também mostrou que as pessoas estão abertas a conhecer novas marcas. Segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados assumiram que gostam de experimentar produtos que não conheciam, sendo que 52% deles declararam ter experimentado algo novo nos últimos três meses.
Apesar da vontade de experimentar produtos novos, a maior parte das pessoas ouvidas no estudo (57&) declarou ter visto poucas novidades recentemente nas lojas e canais de compras. Já 26% disseram ter visto, recentemente, vários produtos novos à disposição. A pesquisa ouviu mil consumidores que participam ou tomam as decisões de compra em suas residências, de forma online, entre os dias 5 e 12 de julho deste ano.
A respeito do consumo de marcas locais, os consumidores apontaram algumas razões que os levam a dar preferência a esse tipo de produto. Para 76% dos entrevistados, os produtos locais levam vantagem em termos de qualidade; 75% citam o fato de serem itens produzidos com cuidado e 74% declararam que as marcas locais costumam fazer coisas autênticas e diferenciadas. Para 72% dos pesquisados, os produtos locais também possuem preços acessíveis.
A Toluna e a Local.e apuraram que mais da metade dos consumidores (52%) afirmam ter visto marcas locais nos supermercados em que costumam fazer compras. De acordo com a consultoria isso representa uma oportunidade para as marcas locais investiram mais em comunicação, uma vez que 26% dos entrevistados no estudo responderam que não conseguem distinguir se estão comprando marcas locais no ponto de venda.
Para 90% dos consumidores ouvidos pela pesquisa seria melhor se fosse mais fácil identificar as marcas locais no momento da compra e 90% dos respondentes afirmaram que gostariam que as marcas locais estivessem mais disponíveis nos locais em que costumam comprar. Já 89% declararam que gostariam de experimentar mais marcas locais sempre que possível.
A pesquisa também mostrou que os consumidores procuram se informar a respeito das marcas que consomem: 88% responderam que buscam conhecer mais os produtos que compram e consomem. A maior fonte para essa pesquisa de informações é a internet: 72% recorrem a sites e à web para saber mais sobre os produtos que compram; 50% buscam essas informações junto às opiniões de familiares e amigos. O mesmo percentual (50%) também citaram que procuram informações sobre os produtos nas redes sociais enquanto 44% tentam encontrar essas informações e saber mais sobre aquilo que compram pela televisão.
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