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Marketing

Festival de vendas mundial molda estratégias da AliExpress no Brasil

Frete grátis, voos fretados e campanha da AlmapBBDO fazem parte dos planos da marca para inserir o 11.11 no calendário promocional do País


10 de novembro de 2021 - 6h00

Ação da AlmapBBDO envolveu divulgação também como esquenta para a data (Crédito: Divulgação)

Originário da China, o festival 11.11 foi criado pelo grupo Alibaba e se espalhou pelo mundo. Caracterizado como o maior festival de compras do mundo, a data arrecada o equivalente ao faturamento de quatro anos e cinco meses de todo o e-commerce brasileiro, conforme aponta o AliExpress. A data também é conhecida internacionalmente como o Dia dos Solteiros.

Com descontos que podem chegar a 80%, a plataforma contará com mais de 290 mil marcas que incluem nomes como Xiaomi, GoPro e Huawei. Além disso, a 13ª edição do evento será a primeira no Brasil, dentre todos os países da região, em que lojistas e demais players locais poderão utilizar ferramentas da plataforma. Os vendedores também poderão ter acesso a dados de audiência exclusivos do aplicativo.

Outro ponto de destaque são os fretes gratuitos, benefício oferecido por diversos concorrentes do varejo, como a Amazon, mediante à assinatura do serviço Prime. Em território nacional, o prazo de entrega de grande parte dos itens, conforme aponta Yan Di, presidente do marketplace no Brasil, está previsto para chegar a sete dias. Contudo, nas próximas quinta e sexta-feira, datas em que o evento acontece, o prazo deve diminuir. 

Já para produtos vindos da China, a companhia freta 80 voos semanais para garantir agilidade nas entregas para cerca de 220 países, incluindo ainda a modernização de armazéns e esquemas logísticos que apostam na automação. Ao todo, o AliExpress planeja reunir 900 mil fabricantes e superar a marca de  US$ 74,1 bilhões movimentados na última edição do festival. 

Apresentado como “o dia mais especial do ano”, o festival é acompanhado de uma ação integrada com o conceito “Um dia muito 11.11”, criado pela AlmapBBDO. Veiculada nos canais digitais ao lado de influenciadores como Camila Loures e Gabi Martins, a campanha divulgou a preparação para o grande dia, do início do mês até quarta-feira, 10, além de apresentar a data em si. Também serão veiculados filmes em TV aberta, em canais como SBT e Globo. A AliExpress contará, ainda, com transmissões ao vivo nas plataformas digitais, incluindo shows.

De acordo com Briza Bueno, head de marketing do AliExpress no Brasil, a campanha visa refletir sobre o uso da diversão e entretenimento para engajar os consumidores, as características mais marcantes do festival. 

Confira o filme abaixo:

*Credito da imagem de topo: Shutterstock

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