Com suspeita de ataque virtual, Americanas e Submarino saem do ar
Sites das marcas estão indisponíveis desde o último domingo, 20, após instabilidade e registro de acesso não autorizado
Com suspeita de ataque virtual, Americanas e Submarino saem do ar
BuscarCom suspeita de ataque virtual, Americanas e Submarino saem do ar
BuscarSites das marcas estão indisponíveis desde o último domingo, 20, após instabilidade e registro de acesso não autorizado
Giovana Oréfice
21 de fevereiro de 2022 - 9h00
*Atualizada às 10h36
Os sites da Americanas e do Submarino estão fora do ar desde domingo, 20. A instabilidade vem sendo registrada desde o dia anterior, atingindo também o app das marcas e serviços de login, que apresentam dificuldades na realização de pesquisa de produtos e compras. Segundo o g1, as plataformas estão indisponíveis para acesso desde cerca de 20h20, no horário de Brasília. A suspeita é de que o sistema das companhias tenha sofrido ataques hackers, após notificações de “acessos não autorizados”.
Nas redes sociais, usuários deram queixas da instabilidade dos serviços. Ainda no sábado, a Americanas S.A. comunicou sobre o ocorrido, alegando a suspensão preventiva de parte dos servidores após identificar o risco de ataques. No dia seguinte, o mercado foi novamente notificado de que a “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”. Já o Submarino foi citado em 71 reclamações de consumidores brasileiros no Downdetector, por volta das 9h da manhã de sábado.
Ainda que haja a suspeita de ataques virtuais, a Americanas apontou na notificação de que não havia sinais de comprometimento de bases de dados.
*Crédito da imagem do topo: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Aposta Ganha nomeia Luva de Pedreiro como embaixador
Influenciador irá estrelar campanha de Black Friday da empresa de apostas, além de interagir com outros influenciadores parceiros, como Marcelinho Carioca
Cosméticos à mesa: marcas apostam no segmento de alimentos
Carmed, Quem disse, Berenice? O Boticário, Dailus e Herbíssimo mergulharam na tendência para ampliar público por meio da nostalgia e mistura de sensações