Uncle Vanya: a marca que quer substituir o McDonalds’s na Rússia
Governo do país prevê mudar as regras de patentes, o que pode abrir espaço para empresas locais tomarem o lugar de multinacionais que deixaram o local
Uncle Vanya: a marca que quer substituir o McDonalds’s na Rússia
BuscarUncle Vanya: a marca que quer substituir o McDonalds’s na Rússia
BuscarGoverno do país prevê mudar as regras de patentes, o que pode abrir espaço para empresas locais tomarem o lugar de multinacionais que deixaram o local
Meio & Mensagem
18 de março de 2022 - 6h00
Do Ad Age
Assim como fizeram diversas empresas de atuação global, o McDonald’s interrompeu suas atividades na Rússia como reação à invasão do país na Ucrânia. No último dia 8, a rede de fast food comunicou que fecharia os 847 restaurantes que possui em território russo que não há uma estimativa de data para a reabertura.
Com isso, nos últimos dias, surgiram rumores de que alguma marca local tentaria ocupar o vácuo deixado pela rede de fast food, que neste ano completaria 32 anos de presença na Rússia.
Um pedido foi apresentado ao governo russo para o registro de marca de um restaurante cuja identidade visual é praticamente a mesma dos Arcos Dourados do McDonald’s, mas virado de lado: a rede Uncle Vanya.
Na semana passada, especialistas em mercado discutiram a possiblidade de a Rússia reabrir os restaurantes que foram fechados após a saída do McDonald’s do país. O ministério da Economia e Desenvolvimento local chegou a dizer, no início do mês, que consideraria a restrição das marcas que tivessem fechado ou interrompido seus negócios na Rússia no período. O órgão também legalizou o roubo de patentes de empresas associadas à países inimigos.
Na teoria, de acordo com a imprensa internacional, os restaurantes reabertos poderiam vender sanduíches com o nome de Big Mac, mas não seria o mesmo produto. Especialistas acreditam que isso poderia confundir o consumidor, sobretudo quando o McDonald’s reabrir suas lojas e readquirir o controle de sua operação.
O advogado Josh Gerben, especializado em marcas, postou um tuíte a respeito do pedido de registro de identidade visual da rede Uncle Vanya. Ele notou que o logo é praticamente o mesmo do McDonald’s (como se o “M” tivesse sido virado de lado, dando origem a um “B”, no alfabeto do país).
O McDonald’s abriu sua primeira loja na União Soviética, na praça Pushkin, em Moscou, em janeiro de 1990. Dezenas de milhares de pessoas passaram horas na fila para sentir o sabor do ocidente. Desde então, muitas pessoas dizem que os Arcos Dourados representam uma aproximação com os Estados Unidos e a globalização.
Assim que a guerra começou, o McDonald’s fechou as 108 lojas que mantinha na Ucrânia, mas levou um tempo para tomar uma decisão sobre a Rússia, o que acarretou pressões. As vendas na Rússia e na Ucrânia representam 9% das receitas totais da companhia, o que já representa um impacto no faturamento. O McDonald’s continuará pagando os salários de seus 62 mil funcionários da Rússia e Ucrânia. Alguns especialistas estimam que a rede perca US$ 50 milhões a cada mês que sua operação russa permanecer fechada.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025