Assinar

Uncle Vanya: a marca que quer substituir o McDonalds’s na Rússia

Buscar

Uncle Vanya: a marca que quer substituir o McDonalds’s na Rússia

Buscar
Publicidade
Marketing

Uncle Vanya: a marca que quer substituir o McDonalds’s na Rússia

Governo do país prevê mudar as regras de patentes, o que pode abrir espaço para empresas locais tomarem o lugar de multinacionais que deixaram o local


18 de março de 2022 - 6h00

(Crédito: Reprodução/Twitter)

Do Ad Age

Assim como fizeram diversas empresas de atuação global, o McDonald’s interrompeu suas atividades na Rússia como reação à invasão do país na Ucrânia. No último dia 8, a rede de fast food comunicou que fecharia os 847 restaurantes que possui em território russo que não há uma estimativa de data para a reabertura.

Com isso, nos últimos dias, surgiram rumores de que alguma marca local tentaria ocupar o vácuo deixado pela rede de fast food, que neste ano completaria 32 anos de presença na Rússia.

Um pedido foi apresentado ao governo russo para o registro de marca de um restaurante cuja identidade visual é praticamente a mesma dos Arcos Dourados do McDonald’s, mas virado de lado: a rede Uncle Vanya.

Na semana passada, especialistas em mercado discutiram a possiblidade de a Rússia reabrir os restaurantes que foram fechados após a saída do McDonald’s do país. O ministério da Economia e Desenvolvimento local chegou a dizer, no início do mês, que consideraria a restrição das marcas que tivessem fechado ou interrompido seus negócios na Rússia no período. O órgão também legalizou o roubo de patentes de empresas associadas à países inimigos.

Na teoria, de acordo com a imprensa internacional, os restaurantes reabertos poderiam vender sanduíches com o nome de Big Mac, mas não seria o mesmo produto. Especialistas acreditam que isso poderia confundir o consumidor, sobretudo quando o McDonald’s reabrir suas lojas e readquirir o controle de sua operação.

O advogado Josh Gerben, especializado em marcas, postou um tuíte a respeito do pedido de registro de identidade visual da rede Uncle Vanya. Ele notou que o logo é praticamente o mesmo do McDonald’s (como se o “M” tivesse sido virado de lado, dando origem a um “B”, no alfabeto do país).

O McDonald’s abriu sua primeira loja na União Soviética, na praça Pushkin, em Moscou, em janeiro de 1990. Dezenas de milhares de pessoas passaram horas na fila para sentir o sabor do ocidente. Desde então, muitas pessoas dizem que os Arcos Dourados representam uma aproximação com os Estados Unidos e a globalização.

Assim que a guerra começou, o McDonald’s fechou as 108 lojas que mantinha na Ucrânia, mas levou um tempo para tomar uma decisão sobre a Rússia, o que acarretou pressões. As vendas na Rússia e na Ucrânia representam 9% das receitas totais da companhia, o que já representa um impacto no faturamento. O McDonald’s continuará pagando os salários de seus 62 mil funcionários da Rússia e Ucrânia. Alguns especialistas estimam que a rede perca US$ 50 milhões a cada mês que sua operação russa permanecer fechada.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios

    Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios

    Edição de 2025 do festival conta com cerca de 20 marcas parceiras, entre elas, Banco do Brasil, Tim, Amstel, Coca-Cola, Nivea e Smirnoff

  • Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas

    Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas

    Estudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas