Assinar

A jornada da Adidas com a bola da Copa do Catar

Buscar

A jornada da Adidas com a bola da Copa do Catar

Buscar
Publicidade
Marketing

A jornada da Adidas com a bola da Copa do Catar

Marca estreou suas ações para a maior competição do cenário do futebol com o lançamento da Al Rihla e traz inclusão e sustentabilidade como pilares para as suas comunicações


31 de março de 2022 - 11h39

Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo, é inspirada na arquitetura do Catar, além de ser sustentável e mais veloz (Crédito: Divulgação/Adidas)

A Adidas começou a contagem regressiva para o início da Copa do Mundo do Catar, que acontece em novembro, com a estreia global da Al Rihla, a bola oficial da competição. A palavra árabe, que significa ‘jornada’, também é considerada o pontapé inicial das ações da competição.

Para essa edição, no Brasil, a empresa de materiais esportivos aproveitou as movimentações causadas pelo lançamento da bola e as associou ao projeto de conexão e inclusão com as comunidades brasileiras. Por meio de uma iniciativa que tem como objetivo se aproximar dos torcedores e entender como cada um deles aproveita a Copa, além de trazê-los para mais perto do esporte, a Adidas reformou a Arena Heliópolis, localizada na zona Sul da capital paulista, iniciando o a jornada de ações que a marca promoverá em cidades do Brasil com o intuito de conectar os moradores com o esporte.

Por isso, a empresa fechou uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), que participará de todas as ações que envolvem a conexão com as comunidades do País. A entidade é responsável por eventos dentro das comunidades, como é o caso da Taça das Favelas, campeonato que já revelou jogadores como Ronald Barcelos, que tem passagem pelo Flamengo e atualmente está no Grêmio.

A diretora de marketing da Adidas, Daniela Valsani, conta que essa é apenas a primeira ação da marca para se conectar com os torcedores. “Queremos trazer o esporte para a vida das pessoas”, diz, explicando que as ações serão realizadas a longo prazo e terão desdobramentos por todo o Brasil e que a marca entende o esporte como ferramenta transformadora.

Além disso, como parte das iniciativas de Copa do Mundo, a Adidas promoverá um campeonato com os times de várzea das favelas do Brasil. A final, que será realizada na nova Arena Heliópolis, determinará a equipe campeã, que será convidada a assistir a competição no Catar.

Todas as ações foram desenvolvidas em parceria com a EA, que atende a marca há mais de 15 anos. A agência também foi responsável pela criação de um clipe que uniu MC Kekel com o produtor Kondzilla com o hit sobre a bola da Copa. “Nosso maior desafio é como fazer com que o brasileiro se envolva com a gente. O trabalho inclusivo norteia toda a campanha e as ações de Copa do Mundo”, avalia Lucas Manzano, diretor de operações da EA.

Adidas promete aerodinâmica e tecnologia que potencializam a velocidade e as ações dos jogadores (Crédito: Divulgação/Adidas)

Além dessas iniciativas de inclusão, a agência se baseia em dois pilares para a realização da comunicação que envolvem as ações voltadas à Copa do Mundo, como explica o diretor de planejamento, Thales Otsuka: “A questão do pertencimento, de se sentirem participantes, e a co-criação são importantes porque  queremos que as pessoas construam essa jornada junto com a Adidas, sejam os embaixadores dessa jornada”, destaca.

A Bola como plataforma de comunicação

Em 2010, na Copa do Mundo da África, a Jabulani, bola oficial da competição, ganhou grande notoriedade. Para a Adidas, a nova bola é o principal produto no calendário, principalmente em 2022. A diretora da marca avalia como um dos assets de comunicação mais importantes, além de ser um dos produtos mais democráticos do futebol. Por isso, a empresa vê a Al Rihla como um objeto de transformação.

Além disso, a marca apresenta um modelo com uma aerodinâmica e tecnologia diferentes, que fazem com que a bola seja mais veloz, potencializando o chute dos jogadores. Essa é a 14ª bola criada pela empresa para a competição, mas a primeira fabricada com princípios de sustentabilidade, com costuras e tintas a base de água.

Já o design foi inspirado na arquitetura do Catar, além de ter inspiração na velocidade. “Vai muito além de contar a história do produto. O trabalho consiste em colocar ele no ponto de venda e fazer isso chegar no consumidor”, diz Daniela.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum leva Luísa Sonza e Emilia Mernes ao BBB25

    Centrum leva Luísa Sonza e Emilia Mernes ao BBB25

    Marca promoverá uma festa para os confinados com a participação das cantoras, que recentemente lançaram um hit juntas

  • As marcas do Rio Open que mais engajaram nas redes sociais

    As marcas do Rio Open que mais engajaram nas redes sociais

    Levantamento da Winnin aponta os patrocinadores que mais reverberaram nas plataformas sociais ao longo da competição de tênis, que teve recorde de marcas