Apple retoma posto de marca mais valiosa do mundo
No ranking Kantar BrandZ, companhia alcançou um valor de marca de US$ 947,1 bilhões e é seguida por Google e Amazon, líder nos últimos dois anos
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Taís Farias
15 de junho de 2022 - 17h50
A Kantar apresentou a versão global de seu estudo BrandZ, ranking que analisa o valor das marcas e a sua contribuição para o desempenho financeiro dos negócios. Para chegar às classificações, a companhia cruza os dados de desempenho das empresas com pesquisas sobre o valor de marca. A novidade é que a empresa de tecnologia Apple voltou à primeira posição no ranking. Nos últimos dois anos, a companhia foi batida pela gigante do varejo online Amazon. Em 2022, no entanto, a dona do iPhone recuperou a liderança e está a caminho de se tornar a primeira marca de trilhões de dólares.
De acordo com a avaliação da Kantar, no período, o valor da marca Apple alcançou US$ 947,1 bilhões, batendo na trave da casa dos trilhões. O número representa um crescimento de 55% no valor de marca, na comparação com 2021. Abaixo da Apple aparece outra empresa de tecnologia – o Google. A big tech foi um dos destaques do ranking com um dos crescimentos mais rápidos em classificação e um aumento no valor de marca de 79%, atingindo US$ 819,6 bilhões. A Amazon, em contrapartida, perdeu duas colocações de um ano para outro e registrou apenas 3% de crescimento, com valor de US$ 705,6 bilhões.
O ranking 2022 também marcou a entrada, pela primeira vez, de uma marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas e a primeira argentina a chegar ao BrandZ, desde a sua criação, em 2006. Trata-se do ecossistema de e-commerce e pagamentos Mercado Livre, que fez sua estreia na 71ª posição e registrou um valor de marca de quase US$ 30 milhões. A plataforma, que fez sua estreia no ranking mundial, tem o Brasil como um mercado estratégico. Em março, o Mercado Livre anunciou um aumento de 70% em seus investimentos no País, chegando a R$ 17 bilhões.
Outra empresa a realizar um fato importante foi a Louis Vuitton. Na décima posição do ranking, a companhia foi a primeira marca de luxo a ser elencada como uma das dez marcas mais valiosas. A grife registrou crescimento de 64% em valor, no período. Para a Kantar, o desempenho reflete o avanço no consumo do mercado de luxo, especialmente, na China. A China, inclusive, vem comprovando a força de suas marcas, figurando duas vezes entre as 10 maiores globais, com Tencent (5ª posição) e Alibaba (9ª posição). Além disso, a nação também se destaca na categoria de mídia e entretenimento, com WeChat e TikTok.
Ainda assim, em 2022, mais de três quartos do valor de marcas advém de companhias norte-americanas. O valor combinado das cem marcas globais mais valiosas aumentou 23%, chegando ao montante de US$ 8,7 trilhões, ainda em uma economia global desestabilizada pelos efeitos da pandemia da Covid-19. Quando consideradas as categorias, mídia e entretenimento, soluções de negócios, provedores de tecnologia e varejo respondem por mais da metade do valor total da classificação do Top100. Confira o ranking completo:
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