Coca-Cola, Lacta e Torcida são as marcas mais escolhidas fora do lar
Primeira edição do ranking da Kantar Brand Footprint OOH, que avalia os produtos mais comprados pelos consumidores fora de casa, indica reaquecimento do setor
Coca-Cola, Lacta e Torcida são as marcas mais escolhidas fora do lar
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BuscarPrimeira edição do ranking da Kantar Brand Footprint OOH, que avalia os produtos mais comprados pelos consumidores fora de casa, indica reaquecimento do setor
Fernando Murad
12 de julho de 2022 - 7h06
Com o avanço da vacinação, o consumo fora do lar aumentou no Brasil em 2021. O desafio para as marcas, porém, é a frequência de compra dos consumidores. Mesmo assim, 35% das 169 marcas de alimentos e bebidas avaliadas estiveram mais presentes nas compras dos consumidores. Os dados são da primeira edição da pesquisa Kantar Brand Footprint OOH (Out Of Home), ranking das marcas de consumo massivo mais escolhidas fora de casa, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem,
A pesquisa constatou uma queda do volume médio (-12%) e, mesmo com o aumento de preços (+5,35), o valor do mercado ainda não se recuperou (-7%). O consumo fora de casa representou 44% de todo o consumo de alimentos e bebidas do País no período analisado. O percentual está crescendo no curto prazo, mas ainda não chegou ao patamar pré-pandemia, que era 47%.
Na lista das 50 maiores marcas, 39 sofreram com variação negativa da frequência de compras e apenas 11 conseguiram avançar no indicador. Na combinação de penetração e frequência, apenas as marcas Top 4 se destacaram. Os produtos das categorias de snacks e bebidas não alcoólicas foram os que mais recuperaram mercado na retomada.
Marca mais escolhida pelos consumidores globalmente e no Brasil, segundo o ranking Kantar Brand Footprint de consumo no lar, a Coca-Cola mantém a posição na estreia da lista OOH, sendo escolhida 166 milhões de vezes pelos brasileiros, queda de 10% no CRP. A Lacta aparece na vice-liderança com 53 milhões de ocasiões, contra 80 milhões no ano anterior. Torcida, em terceiro lugar, com avanço de mais de 300%, e Cheetos, em quinto, com mais de 255%, foram as únicas no Top 5 a ganhar CRP. As demais, ao lado da Bauducco, quarta colocada, não conseguiram compensar a queda de frequência com o aumento da penetração.
A reabertura do mercado fora do lar, junto com o contexto econômico, propiciou um avanço das marcas de biscoitos e salgadinhos, que ocuparam oito posições na lista das 15 maiores (Fandangos, Ruffles, Piraquê, Adria e Doritos, além de Torcida, Bauducco e Cheetos). Além disso, das 12 marcas que mais ganharam penetração em 2021, sete são destas categorias (Bauducco, Doritos, Cheetos, Piraquê, Torcida, Adria e Ruffles).
Para apurar os dados, no Brasil, 3.105 consumidores (das regiões Norte+Nordeste, Leste + Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio, Grande SP, Interior de SP, Centro-Oeste e Sul) responderam questões diariamente no aplicativo da Kantar. Este grupo representa 47 milhões de consumidores. Foram consideradas mais de 160 marcas. Na elaboração do ranking, a Kantar usa a métrica proprietária Consumer Reach Point (CRP), que multiplica o número da população de um país pelo percentual de compradores de uma determinada marca e pelo número de interações (contatos) com a marca em um ano.
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