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Rock in Rio: as marcas campeãs em exposição na mídia em 2022

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Marketing

Rock in Rio: as marcas campeãs em exposição na mídia em 2022

Estudo realizado pela CDN aponta que, no total, patrocinadores do evento geraram R$ 111 milhões em earned media no festival deste ano


13 de setembro de 2022 - 16h05

Após dois finais de semana de shows e apresentações de artistas nacionais e internacionais, a edição de 2022 do Rock in Rio chegou ao fim. Um dos mais importantes festivais musicais do mundo, o evento segue mantendo a sua grandiosidade não apenas pelas bandas e artistas que passam por seus palcos como também pela movimentação de negócios que gera.

 

Ivete Sangalo foi uma das estrelas da última noite do Rock in Rio, no domingo, 11 (Crédito: Reprodução/Twitter/RIR)

Neste ano, dezenas de marcas patrocinadoras, como Itaú, Heineken, Coca-Cola, TikTok, Ipiranga, Doritos, TIM e Americanas, aproveitaram a Cidade do Rock para promover ações de entretenimento e experiências ao público que acompanhava os shows. Além delas, outras diversas marcas apoiadoras também estiverem presentes, para aproveitar a atenção do publico e o interesse no evento.

Rock in Rio movimenta a mídia

Ao longo dos dois finais de semana de evento – e também antes, durante o período de preparação – o Rock in Rio ganhou espaço na mídia e nas redes sociais. Veículos dedicaram uma expressiva cobertura aos acontecimentos do evento, à preparação dos artistas, à jornada dos fãs pela Cidade do Rock e a tudo o que aconteceu no evento.

A Globo realizou uma cobertura multiplataforma do Rock in Rio, exibindo os shows na TV aberta, após sua programação noturna, e ao vivo nos canais pagos Multishow e Bis. A transmissão em tempo real também aconteceu pelo Globoplay, que forneceu aos assinastes do plano Canais Globo, também, a opção de acompanhar os shows em 4K.

A mídia espontânea gerada pelo evento

Com toda essa movimentação midiática, o Rock in Rio gerou expressiva mídia espontânea para as marcas patrocinadores, que acabaram aparecendo em reportagens, transmissões e em conteúdos sobre o evento.

A empresa de comunicação CDN fez um estudo inédito para mapear essa earned media, que significa a exposição de marcas e empresas na mídia de forma espontânea, sem pagamento de veiculação publicitária.

Pelo Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias – Valorado, o indicador IQEM-V da agência, valor de exposição de marcas em mídia espontânea na edição deste ano do festival foi de R$ 111 milhões.

Para fazer o levantamento, a CDN analisou as reportagens e menções ao Rock in Rio feitas em 23 grandes veículos brasileiros, entre os dias 1 e 12 de setembro. Ao todo, foram analisadas 583 reportagens sobre o evento, nessa amostra.

As marcas que mais geraram mídia espontânea no Rock in Rio

Pela avaliação da CDN, as marcas que mais conquistaram mídia (em termos de valor) durante o festival foram:

1- Itaú – R$ 12,7 milhões
2- TikTok – 12,5 milhões
3- KitKat – R$ 8,9 milhões
4- Americanas – R$ 7,75 milhões
5- Natura – R$ 7,6 milhões
6- TIM – R$ 6,7 milhões
7- Heineken – R$ 6,63 milhões
8- Coca-Cola – R$ 6,12 milhões
9- Doritos – R$ 5,8 milhões
10- Gerdau – 5,2 milhões

 

(Crédito: CDN)

O que os veículos falaram sobre os patrocinadores?

Entre as reportagens analisadas, as menções mais recorrentes aos patrocinadores falavam sobre distribuição de brindes, seguidas de relevância estratégica e posicionamento, ações nos camarotes e iniciativas relacionadas à reciclagem.

Segundo mapeamento da CDN, do universo de todas as matérias analisadas, 71% eram relacionadas às estratégias de marketing das marcas durante o evento. As iniciativas de ESG daquelas marcas aparecem em segundo lugar, com 15,6% das menções. Já as iniciativas promocionais e culturais das marcas foram citadas em 10% das reportagens.

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