O que os brasileiros mais compram online?
Levantamento da NZN Intelligence revela que, mesmo depois da reabertura do comércio físico, 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet
Levantamento da NZN Intelligence revela que, mesmo depois da reabertura do comércio físico, 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet
Os aparelhos eletrônicos são os itens mais comprados pelos brasileiros na internet. De acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, em agosto de 2022, 60,8% dos respondentes compram eletrônicos pelo e-commerce. Roupas, sapatos e acessórios aparecem em segundo lugar, com 42,4%, os eletrodomésticos vêm logo em seguida com 34,8%.
Além disso, produtos para casa (decoração) (22,5%), viagens (19,7%), produtos de beleza (18,8%), móveis (16,4%), artigos esportivos (16%), alimentos (14.9%) e produtos de limpeza (6,8%) também estão entre os bens de consumo adquiridos pelos brasileiros no e-commerce. Vale destacar que os participantes da pesquisa puderam escolher mais de uma opção por resposta.
O levantamento ainda revela que, mesmo depois da reabertura do comércio físico após o fechamento em decorrência da pandemia de Covid-19, 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet. O estudo também mostra que 32% dos entrevistados disseram que “aumentou bastante” as compras via comércio eletrônico, sendo que 27% disseram que “pouco aumentou”, 26% permaneceram o mesmo e 15% diminuíram.
Para 60,5% dos respondentes da pesquisa, a comodidade, a praticidade e os preços atrativos são os principais motivos que levam a essa preferência, depois vem a possibilidade de conferir avaliações de outras pessoas (33,7%) e variedade de lojas (30,5%). Por outro lado, para aqueles que optam por efetuar suas compras em lojas físicas o que é consideração são fatores como a possibilidade de ver ou experimentar o produto (48%), a pronta entrega (39%), a isenção de frete (27%) e o medo de comprar em lojas online (9%).
Apesar disso, dentre aqueles que preferem o comércio eletrônico, 87% alegam pesquisar antes de efetuar o pagamento, sendo que a maioria busca por informações em avaliações de outros usuários e em sites especializados. A pesquisa também revela que para 70% dos brasileiros esperam que especificações técnicas dos produtos nos anúncios de lojas online. Enquanto isso, 53% leva em conta as avaliações de outros consumidores, 35% buscam os prós e contras; 24% querem ter acesso ao manual e uso, e 16% preferem se informar pelo FAQ.
Ainda de acordo com o levantamento, 37% dos respondentes disseram estar dispostos a gastar mais de R$ 300 em compras online por mês; para 19%, esse valor varia de R$ 150 a R$ 300; 17% gastariam até R$50; 14% consideram uma quantia entre R$50 e R$100; e 13% gastariam de R$100 e R$150.
Realizada de 8 a 11 de agosto de 2022, por meio de formulário no site TecMundo, uma das verticais proprietárias da NZN, a pesquisa obteve 438.133 visualizações, com 543 respostas. O estudo coletou dados demográficos de idade, gênero e escolaridade, além de respostas específicas sobre mercado e consumo. Dentre os respondentes da pesquisa, 68% se declaram do gênero masculino, 20% do feminino e 10% preferiram não responder. Já quanto à faixa etária, 33% estão entre 18 a 24 anos; 25% entre 25 e 34 anos; 16% têm entre 35 e 44 anos; 12% estão na faixa entre 45 a 54 anos; 8% tem entre 55 a 64 anos; e 6% tem mais de 65 anos. Em relação escolaridade, 43% estudaram até a graduação; 33% até o Ensino Médio; 15% fizeram Mestrado/Doutorado (15%) e 9% estudou até o Ensino Fundamental.
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