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BGS retoma edição presencial com 400 marcas e sete dias

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BGS retoma edição presencial com 400 marcas e sete dias

Com o tema "De Volta ao Jogo", evento espera bater a marca de 326 mil visitantes com áreas temáticas, campeonatos de eSports, lançamentos e atrações nacionais e internacionais


6 de outubro de 2022 - 6h52

Após dois anos de hiato por conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a Brasil Game Show (BGS) retorna ao calendário nacional de eventos. Com o objetivo de ser a maior edição da história, excepcionalmente neste ano, a BGS terá sete dias ao invés de cinco. O evento começa nesta quinta-feira, 6, e irá até quarta-feira, 12.

Ao logo de suas 12 edições, a feira recebeu mais de 1,8 milhão de pessoas. Apenas na edição anterior, em 2019, a BGS reuniu 326.773 visitantes em cinco dias. Neste ano, segundo Marcelo Tavares, CEO e fundador da feira, a expectativa é superar esse público. “Estou muito feliz com o resultado do trabalho até aqui e muito confiante de que vamos, quem sabe, poder fazer a melhor edição de todos os tempos. Batemos na última edição 326 mil pessoas. A nossa meta esse ano é quebrar esse recorde”, enfatiza.

Para comunicar o retorno do evento, a organização da feira desenvolveu a campanha “De Volta ao Jogo”, que está sendo veiculada na TV aberta, no digital e em mobiliário urbano. “Justamente o que trouxemos na nossa campanha esse ano é o ‘De Volta ao Jogo’, porque estamos de volta a tudo isso. O público estará de volta, as empresas estarão de volta, a emoção, a conexão, a experiência”, salienta o CEO. O filme da campanha foi produzido pela F5 Creative Films, criação é da OMZ e a estratégia digital é da Flare.

 

PlayStation esteve presente na BGS 2019 (crédito: Divulgação)

O poder das marcas para a BGS

Para atingir seu objetivo de ser a maior edição da história, a Brasil Game Show 2022 contará com cerca de 400 marcas, três mil influenciadores, dois mil cosplayers, áreas temáticas, campeonatos de eSports, lançamentos e atrações nacionais e internacionais.

Tavares explica que a BGS trabalha com várias categorias de cotas de patrocínio. A principal delas é a máster, que, neste ano, ficou com Banco do Brasil, que está presente em toda a comunicação da feira, além de um espaço físico no evento e itens de merchandising. Abaixo está a cota diamante, compradas pelas marcas PlayStation, Nintendo, YouTube Gaming e Twitch.

Depois vem a ouro, na qual estão as marcas Intel, Logitech, Pichau Gaming, Magalu, HyperX, Acer, TikTok e Evoverse. Por fim, há as cotas prata, negociadas com empresas como Dell, Marvel e Lenovo, e bronze, com Ubisoft, Capcom, Lupo e Fast Shop, entre outras. Fora as cotas de patrocinadores, a BGS tem estandes de área livre, espaço dedicado à produção nacional e local negócios. “Há uma gama bem vasta de opções para uma marca participar da Brasil Game Show hoje”, destaca o fundador, reforçando que o evento tem quase 80 parceiros de mídia, entre eles Terra, IGN, SBT Games, Editora Europa e RedeTV.

Confira as ativações das marcas na BGS

O Banco do Brasil, patrocinador máster do evento, terá um estande de 500 metros quadrados, onde promoverá ativações imersivas que unem duas paixões nacionais: os games e os esportes. O local terá uma rampa de skate, um espaço tecnológico e instagramável, os participantes poderão surfar em um simulador de ondas e visitar uma cabine de vento com um tufão de cards com prêmios. Além disso, os visitantes do estande poderão simular estar dentro de uma partida de vôlei.

A PlayStation terá o maior estande da história do evento. Em um espaço de mais de mil metros quadrados, os visitantes da feira poderão curtir grandes jogos da Sony, atrações e surpresas.

A Nintendo também levará alguns de seus principais títulos lançados recentemente para a feira. Os visitantes do estande da empresa poderão jogar em consoles do Nintendo Switch jogos como Kirby’s Dream Buffet, Mario Kart 8 Deluxe e Pokémon Legends: Arceus, Splatoon 3, Super Smash Bros. Ultimate e The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Mario + Rabbids Sparks of Hope, desenvolvido e publicado pela Ubisoft, poderá ser jogado antes de seu lançamento em 20 de outubro. Minecraft, da Mojang, e It Takes Two, da Hazelight Studios, também estarão disponíveis no estande.

Além dos jogos, o estande da Nintendo terá diferentes áreas. Em uma delas, será possível experimentar o novo console da empresa, o Nintendo Switch – Modelo OLED, que possui uma tela OLED de 7 polegadas com cores mais vivas e contraste nítido, com os jogos Metroid Dread, Kirby and the Forgotten Land e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

 

Nintendo teve um estande na BGS de 2019 (crédito: Divulgação)

O YouTube Gaming, que também está com a cota diamante do evento, terá um estande tecnológico de mil metros quadrados na BGS inspirado na Times Square. O espaço contará com uma área VIP para criadores e nomes do eSports, além de áreas interativas que proporcionarão uma experiência imersiva para o público, torneios e desafios. O estande da Twitch também terá mil metros quadrados, o dobro do que tinha em 2019. Nesse espaço, o público poderá conhecer mais sobre o universo Twitch, com meet and greet e acesso a cabines de gravação.

A Fast Shop se uniu com a Asus e a LG para participar da BGS 2022. As empresas promoverão ativações interativas com o público em um espaço de 500 metros quadrados no Expo Center Norte. O espaço ainda terá gameplays e dezenas de estações free-to-play, inclusive com simuladores de jogos de gêneros variados, de realidade virtual, PC e consoles. O estande também receberá as finais do Campeonato Paulista Universitário de Esportes Eletrônicos (CPUE), com uma cabine de streaming para transmissões ao vivo.

Já a Acer do Brasil levará experiências imersivas para os gamers em seu espaço, além de amostras de tecnologias de ponta, gameplays com os notebooks, monitores, desktops e acessórios Acer, Nitro e Predator. Além disso, os visitantes poderão interagir com os InfluAcers, embaixadores da marca no País, Nyvi Estephan, ninexT e Sidão do Game, e com a head de conteúdo da Acer, Nicolle Merhy.

 

Outback também participou da edição de 2019 da feira (crédito: Divulgação)

O Outback terá uma área de 350 metros quadrados na feira, intitulada de Bold Stage Outback. No local, a marca comercializará menu feito especialmente para o evento. Ao todos serão 11 produtos, sendo sete comidas e quatro bebidas especiais. Como patrocinadora oficial das competições de eSports da Monster Energy BGS Sports, o Outback estará com um palco em formato “onion”, “canguru gamer”, em referência a dois ícones da marca, além de uma cabine de vento onde o público terá direito a dez segundos para tentar pegar vouchers diversos.

Como media partner oficial da BGS desde 2017, o Terra levará um estúdio de transmissões ao vivo da sua vertical Game on, dedicada a cobertura do mundo geek e de eSports, para a feira. “Todos os dias vamos ter uma transmissão ao vivo a partir das 18h horas, com os apresentadores do Game On.GG, Barbara Gutierrez e o jornalista Pablo Miyazawa”, afirma Manoela Pereira, head de conteúdo do Terra. A transmissão contará com dois programas, o GG Pop e o GG eSports.

Além disso, no dia 8, haverá uma live, das 15h às 19h. “A nossa intenção é tornar um ponto de encontro na feira”, enfatiza Manoela. “A grande diferença da última edição é que agora estamos com uma estratégia multiplataforma”, ressalta a head. Com isso, o público poderá acompanhar as transmissões não só no portal Terra, mas também na Twitch, TikTok, Discord, Twitter, Spotify e Instagram.

Durante a feira, o Terra gravará o último episódio da sua websérie “Apaixonados por games”. “A ideia dessa websérie é trazer pessoas que são muito fãs há muito tempo dos games. E durante a BGS vamos atrás de personagens, histórias reais, histórias de vida de pessoas apaixonadas pelos games”, complementa Manoela.

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