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Black Friday: 80% pretendem gastar até R$ 2 mil

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Marketing

Black Friday: 80% pretendem gastar até R$ 2 mil

Estudo do Mercado Ads com 10,5 mil usuários aponta, ainda, que 68% dos entrevistados aproveitarão a data para antecipar as compras de Natal


20 de outubro de 2022 - 6h20

Com a proximidade entre as datas da Copa do Mundo do Catar, Black Friday e Natal, o último trimestre de 2022 será atípico para o varejo. Nesta quarta-feira, 19, o Mercado Livre divulgou estudos sobre o comportamento de compra dos consumidores, bem como as estratégias para atender a alta demanda de vendas entre outubro e dezembro.

Black Friday do Mercado Livre 2022

Neste ano, marca terá cupons de descontos cumulativos (Crédito: Divulgação)

A varejista pretende fechar este ano com investimentos que chegam a R$ 17 bilhões no Brasil. Dentre as áreas, estão treinamentos de mais de 10 mil vendedores com foco na Black Friday e logística. Houve a expansão da frota aérea e o lançamento do Sortation Center, em Cajamar (SP), com capacidade de consolidar 450 mil pacotes por dia e reduzir os prazos de entrega.

A expectativa do Mercado Livre é de crescimento de 20% nas vendas em novembro, comparado ao mesmo período de 2021. Para Julia Rueff, diretora de marketplace, a Copa representa um desafio adicional e a estratégia foi, já a partir deste mês, aproveitar o impulso de compra dos consumidores, sobretudo de itens relacionados ao torneio.

“As intenções de compra estão maiores que o comum em relação aos produtos relacionados à Copa. Pensando nisso, decidimos ampliar a quantidade de dias promocionais. Vamos começar antes para aproveitar todo o impulso de compra ao longo de outubro e novembro”, explica.

Voltada para descontos, outra estratégia da marca foi a criação de um local específico na plataforma para que os clientes possam gerenciar os cupons promocionais fornecidos no período. “Os descontos serão cumulativos. Teremos as promoções especiais e, sobre elas, a possibilidade de redução de preço por meio dos cupons”, complementa a executiva.

Comportamento de compra

Conforme o Estudo de Comportamento, assinado pelo Mercado Ads, 80% dos consumidores que usam a plataforma pretendem fazer compras online na Black Friday. Moda (48%) e tecnologia (44%) são as categorias em destaque na intenção de compra deste ano – diferente de 2021, em que alimentos e bebidas e eletrodomésticos ocupavam o topo da lista.

Black Friday 2022 do Mercado Livre

(Crédito: Divulgação)

Já a Pesquisa Intenção de Compra e Pagamentos, feita pelo Mercado Pago com 10,5 mil usuários, aponta que 80% pretendem gastar até R$ 2 mil na Black Friday 2022. Além disso, 68% dos entrevistados disseram que aproveitarão a data para antecipar as compras de Natal.

Devido ao aumento da busca por produtos de maior valor agregado, em torno de 85% devem parcelar as compras, principalmente, no cartão de crédito (68%) – sendo que 42% pagarão em até seis vezes. Conforme o estudo, o Pix também tem crescido na escolha dos brasileiros, correspondendo a 19% em 2022, contra 12% no ano passado. “Temos visto um planejamento maior para as compras de final de ano, já que não são parcelamentos a perder de vista”, analisa Daniel Davanço, diretor sênior de pagamento do Mercado Pago.

*Imagem em destaque: Shutterstock

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