Assinar

Bancos seguem na liderança do ranking de marcas mais valiosas

Buscar

Bancos seguem na liderança do ranking de marcas mais valiosas

Buscar
Publicidade
Marketing

Bancos seguem na liderança do ranking de marcas mais valiosas

Ranking Brand Dx das Marcas mais Valiosas em 2022 apresenta crescimento de 22% na soma das cem marcas mais valiosas


14 de novembro de 2022 - 6h01

Para as marcas, o ano de 2022 vai chegando ao fim marcado por uma série de complexidades. O avanço da vacinação e a gradual retomada dos serviços e eventos foram acompanhados por conflitos geopolíticos que impactaram a cadeia global de produção. No Brasil, a pauta foi tomada pelas eleições mais polarizadas desde a redemocratização do País. Os últimos dois meses do ano ainda reservam dois picos comerciais: a Copa do Mundo e a Black Friday. Apesar dos percalços, o Ranking Brand Dx das Marcas mais Valiosas em 2022 apresenta um resultado positivo.

 

quem são as marcas mais valiosas de 2022

Itaú, considerada a marca mais valiosa de 2022, investiu em ativações no Rock in Rio (Crédito: Reprodução)

A soma do valor das cem marcas mais valiosas atingiu R$ 457 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. A comparação com 2021 também traz um movimento mais uniforme. Das 100 marcas mais valiosas apontadas pelo ranking, 85% tiveram aumento de seu valor, enquanto 15% apresentaram queda. No período anterior, entre as 70 marcas mais bem avaliadas, 40 registraram crescimento e 30 perderam valor.

Os bancos continuam sendo o setor com maior relevância no ranking, correspondendo a 31% do valor total das marcas mais valiosas do País. O segmento financeiro é seguido pelo de veículos, responsável por 15%, bebidas alcoólicas 6% e o varejo 5%. No que tange as marcas, o Itaú manteve sua posição na liderança com valor de marca avaliado em R$ 41 bilhões. A segunda posição foi ocupada pelo Bradesco, pelo segundo ano consecutivo, com R$ 32 bilhões. Banco do Brasil também manteve a terceira colocação, com R$ 26 bilhões de valor de marca.

Entre as dez primeiras, ainda estão Caixa (R$ 19,8 bilhões), Skol (R$13,9 bilhões), Samsung (R$ 11,6 bilhões), Vivo (R$10,4 bilhões), Toyota (R$10,13 bilhões), Volkswagen (R$10,12 bilhões) e Natura (R$9,9 bilhões). A novidade foi a entrada de Volkswagen na relação e a saída de Magazine Luiza, que em 2021 ocupou a quarta posição.

Metodologia

Para chegar aos resultados, foram analisadas quatro mil marcas em 50 setores da economia, além de uma pesquisa com 24 mil pessoas entre agosto e setembro de 2022. A Brand Dx se utiliza da abordagem do uso econômico com fluxo de caixa de marca descontado pelo método do Royalty Relief. Na prática, o método se baseia em fluxos de lucros futuros que podem ser gerados pela marca. Para isso, são combinadas a força da marca e dados financeiros e de negócios. Assim, a companhia estima os lucros e o valor presente das marcas analisadas.

Na etapa de avaliação da força da marca, são considerados 29 indicadores de performance que passam pela comunicação, posicionamento e reputação até a experiência com canais, produtos e serviços. Confira o ranking completo:

quem são as marcas mais valiosas de 2022

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário