Cervejas: Petrópolis assume a vice-liderança
Pela primeira vez em oito anos, Schincariol cai para a terceira posição
Cervejas: Petrópolis assume a vice-liderança
BuscarCervejas: Petrópolis assume a vice-liderança
BuscarPela primeira vez em oito anos, Schincariol cai para a terceira posição
Meio & Mensagem
14 de outubro de 2011 - 12h05
Enquanto disputam na Justiça pela efetivação ou suspensão da venda do controle acionário da companhia, os sócios da Schincariol receberam uma má notícia quanto à participação de mercado da empresa na categoria de cervejas. Depois de ameaçar a vice-liderança da cervejaria de Itu ao longo do ano, a Petrópolis, pela primeira vez, aparece à frente da concorrente no levantamento de setembro da Nielsen.
A Petrópolis fechou o terceiro trimestre de 2011 com 10,3% de participação de mercado, enquanto a Schincariol tem 10%. É a mais baixa participação de mercado da Schincariol desde junho de 2003 e a primeira vez em oito anos que a empresa perde a vice-liderança do mercado.
A Ambev manteve a liderança absoluta com 69,8%. A Heineken segue estacionada com 8,5%.
A notícia repercutiu na noite de quinta-feira 13, nos sites das revistas Veja e Exame. Procurada, a Nielsen não confirmou as informações, sob a alegação de que não divulga informações relativas a market share.
A hipótese de perda de mercado como consequência de uma guerra judicial entre os sócios foi levantada em manchete da edição impressa do Meio & Mensagem, de 8 de agosto de 2011. A matéria foi publicada após o primeiro pedido de liminar (solicitado por José Augusto, Gilberto e Daniela Schincariol, acionistas minoritários da Schincariol) pela suspensão da venda de 50,45% das ações (que pertenciam aos irmãos Adriano e Alexandre Schincariol) para a japonesa Kirin ter sido acolhida pela Justiça.
Na terça-feira 11, o caso teve uma reviravolta, com a cassação da liminar e a autorização para que a Kirin assuma o controle da companhia.
“Quanto mais a disputa se arrastar nos tribunais, maiores as chances da empresa deixar de se concentrar em seus desafios frente à concorrência, que não são poucos. Ou a disputa se resolve rapidamente, ou a empresa perderá mercado e valor”, avaliou Adalberto Viviani, presidente da consultoria Concept, na época, ao Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca