Assinar

Cervejas: Petrópolis assume a vice-liderança

Buscar

Cervejas: Petrópolis assume a vice-liderança

Buscar
Publicidade
Marketing

Cervejas: Petrópolis assume a vice-liderança

Pela primeira vez em oito anos, Schincariol cai para a terceira posição


14 de outubro de 2011 - 12h05

Enquanto disputam na Justiça pela efetivação ou suspensão da venda do controle acionário da companhia, os sócios da Schincariol receberam uma má notícia quanto à participação de mercado da empresa na categoria de cervejas. Depois de ameaçar a vice-liderança da cervejaria de Itu ao longo do ano, a Petrópolis, pela primeira vez, aparece à frente da concorrente no levantamento de setembro da Nielsen. 

A Petrópolis fechou o terceiro trimestre de 2011 com 10,3% de participação de mercado, enquanto a Schincariol tem 10%. É a mais baixa participação de mercado da Schincariol desde junho de 2003 e a primeira vez em oito anos que a empresa perde a vice-liderança do mercado.

A Ambev manteve a liderança absoluta com 69,8%. A Heineken segue estacionada com 8,5%.

A notícia repercutiu na noite de quinta-feira 13, nos sites das revistas Veja e Exame. Procurada, a Nielsen não confirmou as informações, sob a alegação de que não divulga informações relativas a market share.

A hipótese de perda de mercado como consequência de uma guerra judicial entre os sócios foi levantada em manchete da edição impressa do Meio & Mensagem, de 8 de agosto de 2011. A matéria foi publicada após o primeiro pedido de liminar (solicitado por José Augusto, Gilberto e Daniela Schincariol, acionistas minoritários da Schincariol) pela suspensão da venda de 50,45% das ações (que pertenciam aos irmãos Adriano e Alexandre Schincariol) para a japonesa Kirin ter sido acolhida pela Justiça.

Na terça-feira 11, o caso teve uma reviravolta, com a cassação da liminar e a autorização para que a Kirin assuma o controle da companhia.

“Quanto mais a disputa se arrastar nos tribunais, maiores as chances da empresa deixar de se concentrar em seus desafios frente à concorrência, que não são poucos. Ou a disputa se resolve rapidamente, ou a empresa perderá mercado e valor”, avaliou Adalberto Viviani, presidente da consultoria Concept, na época, ao Meio & Mensagem.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário