Corinthians abrirá escolas de futebol na China
Depois de apresentar o meia Chen Zhizhao, clube pretende intensificar intercâmbio técnico com abertura de escolas de futebol no país asiático
Corinthians abrirá escolas de futebol na China
BuscarCorinthians abrirá escolas de futebol na China
BuscarDepois de apresentar o meia Chen Zhizhao, clube pretende intensificar intercâmbio técnico com abertura de escolas de futebol no país asiático
Renato Pezzotti
2 de abril de 2012 - 4h57
O Corinthians mais uma vez ocupou as capas dos jornais mesmo sem ter comemorado um título. Depois das contratações de Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano, a “estrela” em destaque de veículos brasileiros, chineses e norte-americanos agora é o chinês Chen Zhizhao – nem tanto pelo seu futebol, mas mais pelo o que ele pode corresponder para os cifrões na caixa do time alvinegro.
É evidente que o atleta dificilmente vai disputar posição com jogadores como Alex, Danilo, Liedson e Emerson, titulares do time alvinegro. Mas a contratação do atleta pode significar a entrada do clube no mercado asiático – um dos que mais dá lucros para as potências do futebol mundial, como Barcelona, Real Madrid e Manchester United.
Na apresentação do atleta nesta quinta-feira, 1º, no Parque S. Jorge, o departamento de marketing do clube preparou uma grande festa no anfiteatro do clube – utilizado apenas para as coletivas de imprensa dos pentacampeões Ronaldo e Roberto Carlos. Com a camisa 200, que representa as duas centenas de anos da imigração chinesa ao Brasil, Zizao (como ele deverá ser chamado por aqui), afirmou que a imprensa e a torcida vão se surpreender com seu futebol.
Mas o interesse do time do Parque S. Jorge vai muito além dos cerca de 130 mil chineses que moram atualmente em São Paulo. Segundo fontes ligadas à reportagem de Meio & Mensagem, o vice-presidente do clube Luis Paulo Rosemberg – em cargo que acaba de assumir, depois de atuar durante três anos como diretor de marketing do clube – já tem viagem marcada para a Ásia no mês de abril.
Por lá, o executivo pretende firmar os primeiros passos para o início de um intercâmbio técnico para o desenvolvimento do esporte entre os chineses e o Corinthians. A grande novidade é que o clube pretende abrir escolas de futebol no País, seguindo o sucesso de licenciamento Chute Inicial, que o clube utiliza no Brasil.
Além disso, a esperança é que o clube incremente sua venda de camisas no Exterior – mas, para isso, depende de um acordo com a Nike, que fornece os uniformes do time.
Sugestão do consumidor
A Nike e o clube preparam para abril o lançamento da nova camisa do time. Como o contrato com a Hypermarcas, patrocinadora máster da equipe, não deve ser renovado, a esperança é que o lançamento já apresente a nova marca que deve estampar o uniforme do clube em 2012. Especula-se que a Hyundai poderia ser o novo patrocinador do clube, num contrato que pode alcançar a inimaginável cifra de R$ 60 milhões por ano.
Em 2009, o departamento do clube inovou e lançou uma terceira camisa roxa para a equipe, utilizada em apenas algumas partidas. Outras versões seguiram o caminho, mas sem sucesso. Em 2011, o Corinthians lançou uma camisa grená, que homenageava a equipe italiana do Torino, primeiro time do exterior que o clube enfrentou, em 1914, e que o clube alvinegro havia homenageado em 1949, depois de um acidente que matou toda a delegação do time italiano.
De novo, muito suspende ronda a novidade sobre a terceira camisa. Mas uma turma de alvinegros decidiu dar uma simples sugestão à Nike e criar um novo uniforme, mesclando o símbolo antigo do clube, os recém lançados produtos da empresa com a cor dourada, utilizando o gancho que seria “a primeira camisa criada pelo povo”, em divulgação pelo Facebook e pelo Twitter.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento