Erótika Fair mira outros estados
Feira apresenta as novidades do setor, comemora crescimento de 18,5% em 2011 e planeja edições em outras cidades
Feira apresenta as novidades do setor, comemora crescimento de 18,5% em 2011 e planeja edições em outras cidades
Meio & Mensagem
23 de abril de 2012 - 3h15
O Palácio de Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, recebe entre os dias 22 e 25 de março a 19ª edição da Erótika Fair, o maior encontro de negócios do mercado erótico latino e a quarta maior feira do mundo. Dentre os destaques deste ano estão as aulas de pompoarismo, dança do ventre e pole dance, além da exibição de filmes em 3D e de desfiles com os últimos lançamentos da moda íntima e acessórios.
"O público brasileiro gosta, curti e saiu do armário. Eles estão perdendo o medo de encarar o erotismo de frente", diz Evaldo Shiroma, presidente da Erótika Fair.
O mercado erótico e sensual brasileiro tem pouco mais de 30 anos no Brasil, e nos últimos anos vem demonstrando que o setor está mais voltado para os casais, numa clara alusão de que separar pornografia de erotismo é a melhor estratégia de crescimento para as indústrias do setor. Em 2011, o mercado cresceu 18,5% e comercializou mais de sete milhões de produtos por mês. A nova classe C foi quem impulsionou esse crescimento.
"O Filme "De Pernas pro Ar" ajudou neste crescimento expressivo, hoje as mulheres não sentem tanta vergonha de entrar em uma loja de artigos eróticos e comprar algo para usar com seus parceiros. Com o fortalecimento das empresas nacionais conseguimos elaborar produtos mais baratos, porém de excelente qualidade. O Brasil lança 80 produtos por ano e temos a melhor cosmética do mundo", relata Paula Aguiar, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico Sensual (ABEME).
A edição deste ano, que conta apenas com o apoio de empresas do setor, marca o início do processo de expansão da feira, que pretende levar o evento para outras cidades.
"Em relação a patrocínios, acredito que há uma certa incompreensão do mercado publicitário no que se refere ao erotismo, afinal, a publicidade sempre usou a sensualidade em suas campanhas", comenta a presidente da ABEME.
"Recebemos convites do Brasil inteiro, mas gostaria muito de fazer uma edição da feira em Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis. O meu grande sonho é ter o primeiro parque erótico do mundo", diz Shiroma.
A edição de 2013 já foi confirmada pela organização do evento e vai acontecer entre os dias 4 e 7 de abril no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025