Batavo se renova e mira topo do ranking
Com nova logomarca e lançamento de produtos, marca quer encostar nas líderes
Com nova logomarca e lançamento de produtos, marca quer encostar nas líderes
Roseani Rocha
4 de maio de 2012 - 6h46
No mercado há 70 anos, a marca Batavo tem como um dos segredos da longevidade justamente o fato de não estagnar no tempo e se renovar para seguir contemporânea e atendendo as expectativas dos consumidores. Nesta sexta-feira, 4, a empresa reafirmou esta vocação, com a apresentação de novos produtos do portfolio e o redesenho das embalagens e da própria logomarca da companhia, que é a terceira no segmento de lácteos no Brasil, atrás da líder Nestlé e da Danone. O objetivo com as novidades, nas quais a empresa que pertence à Brasil Foods investiu R$ 3 milhões, é reduzir a distância que a separa das duas primeiras colocadas.
Há um ano e meio, a equipe de marketing da Batavo vem trabalhando com suas agências NBS e a10 Design para reposicionar a marca e acrescentar elementos originais a atributos que já a definiam, como tradição e qualidade. A marca foi modernizada, tanto no desenho da holandesa que faz referência à origem dos imigrantes que fundaram a marca, em Curitiba, quanto no logotipo. O nome Batavo, tradicionalmente grafado apenas com letras minúsculas, passa a ser escrito em maiúsculas. O antigo traço sob a logo foi substituído pelo slogan “Pensado para sua natureza”.
O mote faz alusão ao fato de que as mudanças nos produtos – após avaliação da categoria e do momento atual de vida dos consumidores – têm como ponto central o uso da ciência biomimética, que busca na natureza as inovações a serem promovidas na indústria.
Novas linhas e produtos
O resultado é o lançamento de três linhas de iogurtes adoçados com frutose, o açúcar natural da fruta: “Pedaços”, com até 10 vezes mais frutas que os disponíveis hoje no mercado, “Grãos”, com flocos de aveia e linhaça dourada, e “Camadas”, que mistura frutas amarelas e vermelhas. Já a linha Pense Light foi renomeada apenas para Pense, enquanto Kissy ganhou uma edição limitada, em garrafas, no sabor Uvas Roxas e Verdes. “O segmento de lácteos teve crescimento em valor de 11% em 2011, com destaque para o acesso maior das classes C, D e E. Com isso, cresce também a demanda por inovação”, comentou Fabio Medeiros, vice-presidente da unidade de lácteos da Batavo, sobre as novas apostas.
Outra novidade da marca é o lançamento de um leite semidesnatado, o Batavo Ideal, que em vez de seguir o 1% de gordura, padrão das demais marcas, leva 1,5% de gordura, o que o torna mais agradável ao paladar de quem gosta do leite integral, mas mantém os benefícios à saúde do semidesnatado. O Brasil é o quinto maior produtor mundial de leite e, segundo Medeiros, será responsável por 10% do crescimento mundial da categoria nos próximos cinco anos.
A orientação da marca Batavo para produtos mais naturais começou ano passado, com o lançamento de Naturis, à base de soja. Para promover a marca, houve participação no Big Brother da rede Globo. Já para a nova guinada no mercado, Luciane Matiello afirma que a empresa terá a partir de junho ações de merchandising em programas de TV, com o objetivo de explicar o novo posicionamento. A mídia impressa também será utilizada.
Veja no vídeo abaixo detalhes do projeto de reposicionamento da marca.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros