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Marketing

Sony anuncia tablet e novo posicionamento

Mercado em destaque, Brasil receberá investimento de R$ 500 milhões até 2014


25 de maio de 2012 - 5h21

Enquanto no mundo a Sony registrou prejuízo pelo quarto ano seguido, com os últimos resultados marcando a cifra de US$ 5,74 bilhões negativos, no Brasil, a empresa voltou ter resultados positivos.

No ano fiscal de 2011, a empresa cresceu 24% e no ano anterior, já tinha alcançado crescimento de 65%. Com isso, a operação brasileira mantém-se como destaque entre as 60 subsidiárias da companhia no mundo, ocupando o quarto lugar, atrás apenas de EUA, China e Japão. A performance local fez até com que o País fosse o primeiro visitado pelo novo presidente global da Sony, Kazuo Hirai. “O Brasil é extremamente importante para a Sony e as vendas aqui estão crescendo mais que em qualquer outro país do mundo. Além da Copa de 2014, o Brasil sediará as Olimpíadas e esses eventos colocarão os olhos do mundo no Brasil e nós estaremos ao lado do País nesse momento”, disse Hirai em evento realizado em São Paulo, nesta sexta-feira, 25.

A empresa afirma que irá investir R$ 500 milhões no Brasil até 2014, o que inclui aportes em produtos e marketing e deseja se mostrar ao consumidor como uma companhia de entretenimento completa.

Novo posicionamento

Acusada de ter se distanciado do consumidor com uma postura muito formal, a marca tem promovido mudanças em sua comunicação há dois anos. Além disso, em abril trocou a Dentsu pela David, do grupo Ogilvy, que passou a atender a conta. A primeira campanha começa a ser veiculada nesta sexta-feira, permanece no ar até agosto e anuncia o novo posicionamento da empresa, cujo eixo central é a adoção de uma linguagem menos formal, mais pop e jovial. O objetivo é, justamente, atingir uma aproximação maior com o público jovem, que segundo Carlos Paschoal, gerente geral de marketing da Sony Brasil, é o público-alvo da marca no País.

Embora não tenha divulgado valores, Paschoal garante que este será o maior investimento já feito em uma campanha e que é 50% superior ao do ano passado. Hoje, a estratégia de marketing da empresa está concentrada nos pilares Esporte (a marca é uma das patrocinadoras da Fifa), Música, Educação (venda de cursos para ensinar os consumidores sobre as tecnologias do mercado) e Conteúdo (games e outras formas de conteúdos exclusivos).

O apresentador Rodrigo Faro continua como embaixador da marca, com a missão especial de aproximá-la da classe C. Já a campanha de produtos e que inaugura o novo posicionamento da marca é denominada “Joga aí”, que foca na multiplicidade de telas com que os consumidores lidam hoje em dia e que a Sony passa a integrar através do sistema Sony Link, no qual o conteúdo de um aparelho pode ser “jogado”, com um arrastar de dedo para outro aparelho, como por exemplo, de um tablet para um aparelho de TV.

Produtos

O tablet da Sony chega ao mercado usando como apelos de venda um design inovador, em formato de revista dobrada que, segundo a companhia, é mais confortável para as mãos, configuração de 32 G, conexão Wi-fi e certificação para Play Station.

Outros destaques são as novas versões do smartphone Xperia, agora sob divisão da Sony Mobile Communication (novo nome da Sony Ericsson, após a compra da Ericsson pela Sony). O aparelho tem três versões, P (corpo em alumínio e mais luminosidade na tela que os concorrentes), U (aparelho com maior apelo jovem, com customização de cores e efeitos) e S, sendo esta última aquela com maior tecnologia HD aplicada e que já está em pré-venda, já que os aparelhos começam a ser vendidos em junho.

Por fim, outra frente de produtos que vem crescendo na Sony é a de televisores. A companhia atingiu a marca de um milhão de aparelhos vendidos no Brasil e cresceu 100% no ano fiscal de 2011 (que terminou em abril), sobre 2010. E por conta dos eventos esportivos, as expectativas nesta frente de negócios são altas: em 2013, a Sony quer aumentar as vendas em 35% e manter o ritmo até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.
 

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