Amil é vendida por R$ 9,9 bilhões
Grupo norte-americano UnitedHealth está adquirindo 90% da empresa brasileira
Grupo norte-americano UnitedHealth está adquirindo 90% da empresa brasileira
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2012 - 1h08
O grupo norte-americano UnitedHealth, com sede em Minnesota, e a Amil anunciaram nesta segunda-feira, 08, a fusão das empresas, o que na prática significa que a UnitedHealth pagará quase R$ 10 bilhões pela aquisição de 90% da brasileira Amil.
Maior operadora de planos de saúde dos EUA, a UnitedHealth pagará R$ 6,5 bilhões por 60% das ações da Amil que pertenciam aos controladores e outros R$ 3,4 bilhões por outros 30% atualmente nas mãos de acionistas minoritários. A transação somente será concretizada, no entanto, após análise da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).
Comunicado no site da empresa americana destaca os cinco milhões de clientes da Amil e o fato de que fora dos EUA, o Brasil é o maior mercado e de mais rápido crescimento em planos de saúde privados nas Américas. “O Brasil emergiu como um mercado crescente e em desenvolvimento para o setor de saúde privada e serviços. Sua economia em ascensão, a classe média emergente e políticas direcionadas ao setor fazem dele um mercado de alto potencial de crescimento”, afirmou Stephen J. Hemsley, presidente e CEO da United Health Group, no mesmo comunicado.
A adesão a planos privados no Brasil – destacaram as empresas – cresceu de 35 milhões de pessoas em 2005 para 48 milhões ano passado, Todavia, isso ainda significa 25% da população, contra quase 80% registrados nos EUA.
Edson Bueno, fundador da Amil, continuará na liderança da empresa como presidente e passará a compor o conselho de administração do UnitedHealth Group. Bueno e Dulce Pugliese, sua sócia, permanecerão tendo 10% da Amil por cinco anos. O fundador, no entanto, utilizará US$ 470 milhões da venda para adquirir ações da UnitedHealth Group, tornando-se o maior acionista pessoa física da empresa.
A rede de atendimento da Amil inclui 22 hospitais, 50 clínicas e outros centros de cuidados com a saúde. Em 2012, a Amil deve fechar o ano com receita de US$ 5 bilhões, um crescimento de 15% sobre 2011. No ranking “Agências e Anunciantes”, do Meio & Mensagem, a Amil subiu da 177ª posição em 2010 para 105ª, em 2011, com investimentos em mídia de R$ 35,7 milhões.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos