Ativações das marcas no Planeta Terra 2012
Anunciantes, que investirão R$ 25 milhões, se esforçam para tornar o evento uma experiência marcante para seu público-alvo
Anunciantes, que investirão R$ 25 milhões, se esforçam para tornar o evento uma experiência marcante para seu público-alvo
Roseani Rocha
15 de outubro de 2012 - 12h15
O número de patrocinadores é praticamente o mesmo: seis cotas máster e dez de apoio (uma a mais que a edição anterior do evento), mas a arrecadação do festival Planeta Terra aumentou 31,6% este ano, chegando a R$ 25 milhões. Promovido pelo portal Terra, o evento será dia 20 de outubro e pela primeira vez no Jockey Clube de São Paulo, o que fará o público saltar de 20 para 30 mil pessoas. E para atrair a atenção desse público e de outros 4,5 milhões que assistirão à transmissão em 19 países, as marcas e a organização do festival capricham nas ações de ativação.
“O grande negócio do festival é ir além do evento físico, com a transmissão pela internet, e nas ativações somos até chatos com os parceiros, para que nada fique repetitivo”, avalia Roberto Nascimento, diretor comercial do Terra.
Este ano, o Banco do Brasil promove um concurso de bandas e a vencedora abrirá o line-up do festival. A instituição também fez a pré-venda de ingressos e vai divertir o público com uma tirolesa. Já a Claro, além de customizar o palco Indie, terá um lounge com um simulador de F-1; ainda no Indie, também estará a Gol, que customizou a área VIP e vai promover uma “batalha de música”. Nos intervalos dos shows, a Close-Up exibirá no telão casais se beijando e a área VIP do palco principal será customizada pela GM, que patrocina pela primeira vez o Planeta Terra.
A HP tem o evento como uma ótima oportunidade de se aproximar do público jovem, fã de tecnologia, segundo Sheila Oliveira, gerente de marketing de computação pessoal e impressoras. “Nossas ativações envolvem lançamentos do Ultrabook HP Envy 4 e impressoras Ink Advantage, e levam experiências que traduzem inovação e sustentabilidade”, diz a executiva.
Além de assinar as ações de sustentabilidade do evento, que recolhe e recicla todo o lixo produzido, a marca divertirá o público com uma bola de 1,80 m de diâmetro que tem uma câmera acoplada e fotografará o público que estiver “jogando”. As fotos serão enviadas automaticamente para o estande da HP, onde as pessoas poderão procurar e imprimir suas fotos. Sósias de Fred Mercury, Amy Winehouse e Slash também circularão fotografando a galera. “E repetiremos a Cabine do Grito Impresso, que foi uma das ativações mais curtidas na edição passada, segundo pesquisa do próprio Terra”, conta Sheila. Na cabine, o participante ouve um refrão de música, grita em determinado trecho e quando um medidor de decibéis atinge o maior nível da música, uma foto da pessoa é disparada e, como nos outros casos, o “astro” em questão pode retirar sua foto em outro estande da marca ou postá-la nas redes sociais. Ano passado, a HP imprimiu quatro mil fotos.
Operação Limpeza
As ações de sustentabilidade patrocinadas pela HP serão desenvolvidas pela Recicleiros, que se define como uma empresa social fornecedora de serviços de inteligência na área de gestão socioambiental.
No dia do evento a empresa colocará no Jockey Clube coletores seletivos produzidos com material reaproveitado. Nos camarotes, haverá coletores especiais para descarte de líquidos. Do início ao fim do evento, equipes levarão os materiais a uma Central de Triagem cujo trabalho será visível ao público. E para quem não larga do vício de fumar, a empresa vai distribuir cinzeiros portáteis, os “Bota Bitucas”. Serão entregues 10 mil unidades do objeto.
Por fim, o evento tem compensado parte de suas emissões de gases de efeito estufa gerados em consumo de energia, transporte de artistas e uso de geradores. Em 2012, essa compensação será de 200 toneladas de gases de efeito estufa, segundo a Recicleiros.
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