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iPad Mini da Apple é ainda mais mobile

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Marketing

iPad Mini da Apple é ainda mais mobile

O aparelho original era menos avançado do que muitos esperavam


24 de outubro de 2012 - 12h08

Na última terça-feira, 23, a Apple apresentou o iPad Mini. Com 7,9 polegadas e preço a partir de US$ 329, em tamanho ele é mais próximo do Kindle Fire HD e do Nexus 7, do Google que as versões anteriores do iPad. Agora, anunciantes e publishers que têm como alvo os produtos da Apple têm uma nova complexidade para considerar: um tablet da Apple realmente móvel. 

A resolução do Mini, semelhante à do iPad 2, segundo a Apple, e os apps feitos para os demais iPads vão rodar corretamente no aparelho menor. Mas sua portabilidade essencial é ainda significativa. 

Até agora, os anunciantes têm discutido sobre como os iPads são tipicamente usados em configurações mais simples. Isso, por sua vez, denuncia o tipo de anúncios que os comerciantes distribuem em tablets: em geral, ao estilo revista, tela inteira e anúncios que levam as pessoas a experiências de e-commerce feitas para navegação. 

No outro lado do espectro estão as estratégias de publicidade para telefones celulares, que estão se concentrando mais e mais em dados localizados, na crença de que a pessoa usando o telefone está em movimento e procurando por algo para fazer ou comprar. 

Parece que o iPad Mini será a ponte que ligará o vazio entre os tablets da Apple e os telefones celulares, forçando os anunciantes a experimentar o que funciona melhor em tal tipo de aparelho híbrido. São anúncios grandes, ao estilo revista com diversas possibilidades ou anúncios que têm simples convocações à ação, possivelmente conectados a dados locais, que atrairão as pessoas em movimento? A resposta é provavelmente “isso depende”. 

Sim, há outros tablets similares em tamanho: O Nexus de sete polegadas da Google (que a Apple menosprezou durante sua apresentação do Mini, mas sem nomeá-lo) e o novo Kindle Fire HD. Mas quando a Apple entra em um mercado, todos têm de prestar atenção a isso. 

De alguma forma surpreendentemente, a Apple também desvendou a quarta geração dos iPads regulares na terça, apenas alguns meses após lançar o terceiro iPad. O CEO da Apple, Tim Cook, disse que a companhia já vendeu mais de 100 milhões de iPads desde que o primeiro entrou no mercado há dois anos e meio. A empresa também revelou um iMac extremamente fino, que carrega um design ao estilo do que alguns talvez esperem que uma TV da Apple possa parecer.

Mas houve uma surpresa que não apareceu: o “só mais uma coisa” de Steve Jobs para fechar o evento.

Jason Del Rey, do Advertising Age
Tradução: Roseani Rocha

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