Onofre pode ser comprada pela americana CVS
Suposta negociação envolve a cifra de R$ 650 milhões pela aquisição de 80% da rede fundada há mais de 70 anos pela família Arede
Suposta negociação envolve a cifra de R$ 650 milhões pela aquisição de 80% da rede fundada há mais de 70 anos pela família Arede
Meio & Mensagem
7 de dezembro de 2012 - 9h15
A rede de drogarias Onofre, a oitava marca do varejo farmacêutico brasileiro com cerca de 42 lojas, pode ser comprada pela CVS Caremark, a maior empresa do setor nos Estados Unidos. Segundo o jornal Valor Econômico, a suposta negociação está sob o comando do banco Barclays e prevê a cifra de R$ 650 milhões pela aquisição de 80% da rede fundada há mais de 70 anos pela família Arede. Nenhum dos envolvidos confirmou a transação, mas o movimento coincide com a intenção da CVS, hoje com cerca de 7,5 mil lojas nos EUA e em Porto Rico e receita próxima de US$ 92 bilhões de janeiro a setembro, e da Walgreens, que somou vendas da ordem de US$ 71 bilhões no último ano fiscal, de aportar em solo nacional.
A movimentação remete à onda de fusões realizadas entre as drogarias brasileiras em 2011. A união entre Drogasil e DrogaRaia, Drogaria São Paulo e a Drogaria Pacheco, além da compra de diversas rede regionais pela Brazil Pharma, do banco BTG, são as principais iniciativas que contribuíram para acelerar o processo de consolidação do setor. O mercado de farmácias ainda é bastante pulverizado, mas segundo a Abrafarma, registrou vendas líquidas de R$ 20,6 bilhões em 2011, alta de 26% ante o exercício anterior, um crescimento pelo menos duas vezes maior que o de mercados desenvolvidos.
Para fomentar novas oportunidades de negócios e acompanhar o ritmo de expansão do mercado, a Onofre investiu R$ 10 milhões no lançamento de uma loja virtual voltada para a venda de eletroeletrônicos. Anunciada em novembro de 2011, a investida começou com a venda de 300 itens em São Paulo. A previsão inicial era somar vendas da ordem de R$ 50 milhões geradas por cerca de 20 mil a 30 mil transações no primeiro ano de operação. A busca por alternativas para melhorar a rentabilidade da marca pode ser reforçada caso o negócio com a CVS Caremark realmente se concretize.
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