IPI reduzido permanece até julho de 2013
Carros, linha branca e móveis seguem com alíquotas reduzidas até a metade do próximo ano
Carros, linha branca e móveis seguem com alíquotas reduzidas até a metade do próximo ano
Meio & Mensagem
20 de dezembro de 2012 - 8h55
O governo acaba de anunciar uma nova prorrogação do prazo para a venda de automóveis, itens da linha branca e de móveis com taxas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Anteriormente previsto para terminar neste mês de dezembro, o benefício agora estabelece uma alíquota de 2% para carros de até mil cilindradas entre janeiro e março, que depois passa para 3,5% de abril até junho. Entre os modelos flex de mil a 2 mil cilindradas, a taxa será de 7% no primeiro trimestre de 2013 e chegará a 9% no trimestre seguinte. Já os carros movidos a gasolina terão IPI de 8% até março e de 10% até junho. Para os móveis, as taxas passam de zero para 2,5% de fevereiro a junho.
Na linha branca, a cobrança do imposto permanece zerada para fogões e tanquinhos (lavadora de roupa semi-automática) até o dia 31 de janeiro de 2013. Depois sobe para 2% e volta ao seu patamar normal, de 4%, em julho. A expectativa é que a medida continue impulsionando as vendas o setor, que cresceram entre 15% e 20% em 2012. A desoneração inclui ainda os refrigeradores e congeladores, que terão IPI de 7,5% até junho. Entre as máquinas de lavar, a alíquota permanece em 10% por tempo indeterminado.
De acordo com dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) fornecidos ao jornal Valor Econômico, um dos principais eletrodomésticos comprados pelos brasileiros neste ano foram os fogões, que registraram alta de 20% ante 2011, para 6,6 milhões de unidades. A segunda maior elevação foi entre as lavadoras de roupa, que somaram um avanço de 19%, o equivalente a vendas da ordem de 5 milhões de máquinas. Já os 3,5 milhões de tanquinhos e 7,2 milhões de geladeiras vendidos no ano correspondem a um crescimento de 16% em cada uma destas categorias.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros