O varejo sob a ótica da publicidade
Marcello Magalhães e Pablo de Arteaga, VPs da Leo Burnett Tailor, estão na convenção da NRF para mergulhar no shopper marketing. Entre os temas de interesse, mobile e merchandising
Marcello Magalhães e Pablo de Arteaga, VPs da Leo Burnett Tailor, estão na convenção da NRF para mergulhar no shopper marketing. Entre os temas de interesse, mobile e merchandising
Meio & Mensagem
14 de janeiro de 2013 - 5h30
Começou no domingo 13, em Nova York, a grande convenção de varejo dos Estados Unidos, organizada e promovida pela National Retail Federation (NRF). É a 102ª edição anual (sim! existe há mais de 100 anos!). O evento, que conta com mais 27 mil participantes e mais de 500 expositores, acontecerá até quarta-feira, 16.
Para que se tenha uma ideia da importância do varejo nos EUA, um em cada quatro americanos trabalha para esse setor, que movimenta e contribui com US$ 2,5 trilhões para a economia americana.
O que esperamos da NRF 2013? Participar das discussões atuais do varejo norte-americano e global. Essa é uma maneira de vislumbrar os desafios e as oportunidades, os impactos nos negócios desse setor em nosso país em um futuro talvez não muito distante – dada a velocidade com que o segmento no Brasil parece avançar –, e entender mais sobre uma disciplina que se desenvolve rapidamente em todos os mercados: o shopper marketing. Ou seja, o comportamento específico de compra das pessoas.
Entender quais são as pedras nos sapatos, as pedras de salvação, e as pedras preciosas buscadas pelos varejistas em áreas como:
– varejo digital;
– marketing e brand management;
– merchandising;
– varejo mobile;
– pesquisa;
– store design;
– tendências e a próxima geração do varejo.
Queremos vislumbrar seus desdobramentos no mercado brasileiro. A tensão habitual é como e se realmente as questões, os desafios e as oportunidades debatidas na NRF são cabíveis e válidas para os negócios no País. O que podemos aproveitar, antecipar e aplicar em nossa realidade?
Pensamos que estas são as discussões e provocações que gostaríamos de levar na bagagem. Foi essa a oportunidade que meu sócio – Pablo de Arteaga – e eu, Marcello Magalhães (da Leo Burnett Tailor Made), consideramos ao embarcar juntamente com outros aproximadamente 1.500 brasileiros para este grande evento de proporção global. A delegação é de longe a maior entre os estrangeiros que visitam a convenção (no ano passado, a China contou com meros 51 representantes).
Junto aos colegas e consultores do Instituto Brasileiro do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), pretendemos transmitir aqui no site do Meio & Mensagem nossas impressões diárias sobre os temas e discussões desse importante evento.
Em breve estaremos de volta com as novidades!
(*) Marcello Magalhães (sócio e vice-presidente de planejamento estratégico) e Pablo de Arteaga (sócio e vice-presidente de operações e atendimento) da Leo Burnett Tailor Made. Os dois escrevem para Meio & Mensagem como colaboradores.
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