Alckmin veta outra lei contra junk food
PL 1096/2011,do deputado estadual Alex Manente (PPS), acaba de ser barrado sob o mesmo argumento de inconstitucionalidade já utilizado para vetar também o PL 193/08 no fim de janeiro
PL 1096/2011,do deputado estadual Alex Manente (PPS), acaba de ser barrado sob o mesmo argumento de inconstitucionalidade já utilizado para vetar também o PL 193/08 no fim de janeiro
Meio & Mensagem
21 de abril de 2013 - 8h30
O argumento baseado na inconstitucionalidade e na falta de competência do Estado de legislar sobre a propaganda comercial foi mais uma vez utilizado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para vetar também o PL 1.096/11, que tentava proibir a venda de alimentos acompanhados de brindes ou brinquedos em todo o Estado. De autoria do deputado estadual Alex Manente (PPS), a proposta já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa Paulista (Alesp) em dezembro de 2012, juntamente com o PL 193/08, do deputado estadual Rui Falcão (PT), que buscava restringir a publicidade de alimentos não saudáveis nas rádios e TVs entre 6h e 21h e em qualquer horário nas escolas, mas que também terminou barrado no fim de janeiro.
“A proposta legislativa versa sobre tema inerente à propaganda comercial, que se inscreve, em todos os seus aspectos, no campo da atribuição legiferante privativa da União, de acordo com a partilha de competências adotada pela ordem jurídica superior (Constituição Federal, artigo 22, inciso XXIX)”, escreveu Geraldo Alckmin no "Diário Oficial" desta quarta-feira 20. Segundo Alckmin, já existem duas resoluções capazes de conduzir as diretrizes ligadas ao tema, uma da Anvisa (nº 222, de 5 de agosto de 2002), que regulamenta "a promoção comercial e as orientações de uso apropriado dos alimentos para lactentes e crianças de primeira infância", além da lei federal 11.265/2006.
A expectativa de Manete era que o projeto fosse sancionado, já que trata de serviço e não de publicidade. Mas representantes da indústria da comunicação lembram que o texto pretendia limitar promoções já tradicionalmente promovidas pelos fast-foods, supermercados, entre outros canais de venda de alimentos. Liderados pelo Instituto Alana, entidades da sociedade civil continuam manifestando o seu apoio aos projetos de lei que buscam combater o excesso de consumo e a obesidade por meio de limites à publicidade infantil. Uma das ações é uma petição on-line que reuniu mais de 17 mil assinaturas em prol do projeto de Manente.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025