Procter & Gamble troca CEO global
Bob McDonald pediu demissão e será substituído pelo seu antecessor, A.G. Lafley
Bob McDonald pediu demissão e será substituído pelo seu antecessor, A.G. Lafley
Meio & Mensagem
24 de maio de 2013 - 8h30
Bob McDonald renunciou ao posto de chairman e CEO da Procter & Gamble. Ele será substituído pelo seu antecessor, A.G. Lafley. Em pouco menos de quatro anos no cargo, McDonald esteve à frente de uma companhia que perdeu mercado para grandes rivais e sofreu com pesadas críticas de seus acionistas. Ele deixa o posto efetivamente em 30 de junho.
Apesar da pressão dos investidores, porém, a mudança não deixou de ser uma surpresa: a troca aconteceu quando McDonald e o executivo-chefe de financas, Jon Moeller, eram as principais figuras a dar suporte ao plano de "volta por cima" da companhia. Neste ano, as ações da companhia subiram 26%, um patamar próximo ao do indicador S&P 500, que contempla o desempenho dos papeis das principais companhias de capital aberto nos Estados Unidos.
O retorno de Lafley, 65 anos, à liderança da P&G confirma as suspeitas de analistas da companhia, que indicavam a falta de clareza e consistência no processo de sucessão de McDonald, que, de acordo com porta-voz da Procter, pediu demissão.
Com McDonald no comando, a P&G ampliou consideravelmente seus negócios em países emergentes, mas, em tempos de crise global, esteve distante de repetir o desempenho geral de Lafley, que entre 2000 e 2009 praticamente dobrou a receita com as vendas (subiram de US$ 39 bilhões para US$ 76 bilhões no período) e o número de marcas bilionárias da companhia. EM 2012, a P&G faturou US$ 83,6 bilhões com vendas.
"Desejo tudo de bom ao Bob e agradeço por seus serviços prestados a P&G. Estou confiante que entregaremos forte inovação, produtividade e crescimento para conquistarmos consumidores, cliente e acionistas", afirmou Lafley em comunicado oficial.
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos