Assinar

Procter & Gamble troca CEO global

Buscar
Publicidade
Marketing

Procter & Gamble troca CEO global

Bob McDonald pediu demissão e será substituído pelo seu antecessor, A.G. Lafley


24 de maio de 2013 - 8h30

Bob McDonald renunciou ao posto de chairman e CEO da Procter & Gamble. Ele será substituído pelo seu antecessor, A.G. Lafley. Em pouco menos de quatro anos no cargo, McDonald esteve à frente de uma companhia que perdeu mercado para grandes rivais e sofreu com pesadas críticas de seus acionistas. Ele deixa o posto efetivamente em 30 de junho.

Apesar da pressão dos investidores, porém, a mudança não deixou de ser uma surpresa: a troca aconteceu quando McDonald e o executivo-chefe de financas, Jon Moeller, eram as principais figuras a dar suporte ao plano de "volta por cima" da companhia. Neste ano, as ações da companhia subiram 26%, um patamar próximo ao do indicador S&P 500, que contempla o desempenho dos papeis das principais companhias de capital aberto nos Estados Unidos.

O retorno de Lafley, 65 anos, à liderança da P&G confirma as suspeitas de analistas da companhia, que indicavam a falta de clareza e consistência no processo de sucessão de McDonald, que, de acordo com porta-voz da Procter, pediu demissão.

 

wraps

Com McDonald no comando, a P&G ampliou consideravelmente seus negócios em países emergentes, mas, em tempos de crise global, esteve distante de repetir o desempenho geral de Lafley, que entre 2000 e 2009 praticamente dobrou a receita com as vendas (subiram de US$ 39 bilhões para US$ 76 bilhões no período) e o número de marcas bilionárias da companhia. EM 2012, a P&G faturou US$ 83,6 bilhões com vendas.

"Desejo tudo de bom ao Bob e agradeço por seus serviços prestados a P&G. Estou confiante que entregaremos forte inovação, produtividade e crescimento para conquistarmos consumidores, cliente e acionistas", afirmou Lafley em comunicado oficial.

Com informações do Advertising Age

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação