Ibope Monitor: Unilever passa Casas Bahia
Empresa assume liderança no ranking de anunciantes no primeiro semestre com investimento de R$ 2,24 bilhões em publicidade, alta de 53%
Empresa assume liderança no ranking de anunciantes no primeiro semestre com investimento de R$ 2,24 bilhões em publicidade, alta de 53%
Fernando Murad
24 de julho de 2013 - 6h44
A Unilever volta a ocupar a primeira colocação no ranking de maiores investidores em publicidade, de acordo com o Ibope Monitor, que considera o valor de tabela cheia, sem os descontos. A multinacional investiu R$ 2,24 bilhões em publicidade no primeiro semestre deste ano, superando a Casas Bahia, que aplicou R$ 1,59 bilhão. Enquanto a Unilever elevou seus números em 53% na comparação com o mesmo período do ano anterior, a empresa varejista teve redução de quase 6%.
Na edição mais recente do ranking Agências & Anunciantes, cruzamento dos dados do Projeto Inter-Meios e do Ibope Media e que leva em conta o desconto médio aplicado pelos veículos de comunicação, a Casas Bahia ainda aparece à frente da Unilever. Nos dados referentes ao exercício 2012, a varejista investiu R$ 1,3 bilhão, enquanto a concorrente desembolsou R$ 1,1 bilhão.
Disputa pelo topo
Há quase dez anos, mais exatamente em 2003, a Unilever perdeu a liderança do ranking Agências & Anunciantes para a Casas Bahia. No entanto, a companhia parece estar disposta a recuperar a coroa antes de a gigante do varejo atingir a primeira década no posto, o que poderá acontecer em 2013. A diferença entre os investimentos das empresas, que chegou a ser de mais de R$ 760 milhões em 2005 (com a verba de marketing da varejista sendo quase quatro vezes maior que a da concorrente), caiu para R$ 271 milhões em 2011 e agora está em R$ 178 milhões: R$ 1,324 bilhão contra R$ 1,146 bilhão.
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