Pearson compra dona da Wizard e Yázigi
Companhia britânica de educação e mídia investirá quase R$ 2 bilhões na aquisição do Grupo Multi
Companhia britânica de educação e mídia investirá quase R$ 2 bilhões na aquisição do Grupo Multi
Meio & Mensagem
3 de dezembro de 2013 - 9h58
A empresa britânica de educação e mídia Pearson anunciou nesta terça-feira, 3, a aquisição de 100% do Grupo Multi, dono de três das marcas mais relevantes dentre as escolas que ofertam cursos de inglês no Brasil – Wizard, Yázigi e Skill.
Em comunicado oficial, o grupo europeu informou ter adquirido por R 1,7 bilhão os 78% da rede brasileira que pertenciam à família Martins e as demais ações em mãos do fundo de investimento Kinea. A Pearson assumirá também dívidas de R$ 250 milhões do Multi, que atende mais de 800 mil alunos nas 2.600 escolas franquiadas com suas bandeiras de ensino.
No Brasil, a Pearson é dona do sistema de ensino COC. A aquisição foi feita em agosto de 2010 e demandou investimentos de R$ 888 milhões. Entre ativos internacionais, os britânicos têm sob controle o jornal Financial Times e a editora Penguin Books. Na área de ensino de inglês, a Pearson afirma ter aproximadamente 600 mil alunos aprendendo em uma rede de 600 escolas, entre unidades próprias e franquias, nos países em que atua.
A companhia diz que a aquisição está alinhada com a estratégia de concentrar investimentos em mercados emergentes. O valor do mercado para o ensino da língua inglesa no Brasil foi avaliado pela Pearson em R$ 7,3 bilhões, com um total de quase três milhões de alunos matriculados em cursos. O baixo índice médio de fluência do brasileiro em inglês e o aumento da demanda dos setores de turismo, hotelaria e serviços por profissionais que falem a língua reforçam o potencial do mercado brasileiro, de acordo com o comunicado da Pearson.
A negociação ainda precisa ser aprovada pelas autoridades reguladoras do País. Em 2012, o Grupo Multi registrou um lucro operacional de R$130 milhões.
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