Kombi pode ter chance de sobrevida
Foi decidida a obrigatoriedade de freios ABS e airbags em carros fabricados no País. Estuda-se a possibilidade de exceção para o modelo da Volkswagen
Foi decidida a obrigatoriedade de freios ABS e airbags em carros fabricados no País. Estuda-se a possibilidade de exceção para o modelo da Volkswagen
Meio & Mensagem
18 de dezembro de 2013 - 11h11
Nessa terça-feira, 17, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que a partir de 2014 será obrigatório haver freios ABS e airbags em todos os veículos fabricados no Brasil. A decisão foi tomada após reunião com metalúrgicos, representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A decisão levou em consideração o impacto sobre as taxas de desemprego. Na semana passada, o Governo havia informado que a exigência poderia ser adiada.
Segundo Mantega, a Fiat solicitou que seu Uno Mille, que poderia sair de linha, ficasse isento da obrigatoriedade, porém as outras montadoras se opuseram, já que produzem modelos similares. Sendo assim, o Uno Mille deixará de ser fabricado no próximo ano.
O ministro disse ainda que a maior preocupação do Governo não foi o preço dos automóveis, que deve sofre um aumento entre US$ 430 e a US$ 650 (aproximadamente de R$ 1.000 a R$ 1.500), mas por conta do impacto sobre os empregos. Os sindicalistas disseram que a medida pode gerar entre 10 e 15 mil desempregados. O Governo solicitou que as montadoras se comprometam em transferir os funcionários de cargo ao invés de demiti-los. Representantes da Assembleia e do Governo estudam a possibilidade de manter esses empregos.
Como a extinção da Kombi, da Volkswagen, pode causar muitas demissões, é possível que haja uma exceção ao modelo, o que poderia dar mais dois ou três anos de sobrevida, informou Mantega. A decisão ficará para a próxima semana.
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