Recall bate recorde em 2013 no Brasil
Foram 109 campanhas, número recorde nos últimos 10 anos, aponta Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça
Foram 109 campanhas, número recorde nos últimos 10 anos, aponta Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça
Meio & Mensagem
16 de janeiro de 2014 - 11h19
O mercado brasileiro registrou 109 campanhas de recall ao longo de 2013, número recorde nos últimos dez anos, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), órgão que coordena a política nacional das relações de consumo e fiscaliza os processos de chamamento. Em 2003, foram 33. Na última década, o crescimento de ações do gênero foi superior a 200%.
No ano passado, a maior incidência aconteceu no setor de veículos, com 58, e motocicletas, com nove. No entanto, a lista de produtos que apresentaram algum defeito tem se diversificado. Em 2013, houve recall de produtos de higiene pessoal, medicamentos, umidificador de ar, removedor de esmaltes, cadeiras infantis e de plástico. As informações são do Boletim Saúde e Segurança do Consumidor, divulgado nesta semana pela Senacon.
Segundo Juliana Pereira, secretária nacional do consumidor, a campanha de recall não é apenas um dever legal das empresas, mas também um indicativo de que as relações de pós-venda com o consumidor devem ser pautadas pelo respeito e transparência. Ainda de acordo com Juliana, o aumento na quantidade de recalls se deve ao crescente nível de exigência do consumidor brasileiro.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros