Toyota faz recall de 6,39 milhões de veículos
Montadora aciona proprietários de 27 modelos, em todo o mundo, para reparar danos no motor e na direção
Toyota faz recall de 6,39 milhões de veículos
BuscarToyota faz recall de 6,39 milhões de veículos
BuscarMontadora aciona proprietários de 27 modelos, em todo o mundo, para reparar danos no motor e na direção
Meio & Mensagem
9 de abril de 2014 - 3h44
A Toyota anunciou nesta quarta-feira, 9, um recall de 6,39 milhões de veículos. A montadora precisa corrigir problemas no motor, direção e banco do motorista em 27 modelos da Toyota, além do Pontiac Vibe, da General Motors, e do Subaru Trezia, da Subaru, produzidos de abril de 2004 a agosto de 2013. Existem automóveis que apresentam mais de um defeito. Após o anúncio, as ações da marca caíram 3,1% na Bolsa de Tóquio, piorando a crise de imagem da montadora.
Alguns dos modelos da Toyota que precisam de reparo são Corolla, Highlander, Matrix, RAV4, Tacoma e Yaris. Os problemas encontrados estão ligados aos trilhos dos bancos, suporte da coluna de direção, motor do limpador de pára-brisa e ainda ao cabo ligado ao módulo de air bag.
Não há informações de que o chamado foi feito por conta de acidentes. Porém, foram relatados dois incêndios decorrentes de um defeito no mecanismo de partida, que deixa o motor ligado. O modelo da Subaru, montadora da qual a Toyota detém parte, entrou no chamado porque é semelhante ao Toyota Ractis. Já o Pontiac Vibe, parecido com o Toyota Matrix, também foi chamado, pois a Toyota e a GM montam carros na mesma fábrica, na Califórnia. Esse problema não tem relação com outro recall da GM, que pode estar ligado a 12 mortes.
O recall da Toyota engloba 2,3 milhões de automóveis na América do Norte, 1,09 milhão no Japão e 810 mil na Europa. O restante dos veículos se divide em África, América do Sul e Oriente Médio. Recentemente, a montadora japonesa fez um acordo bilionário para encerrar a investigação criminal relacionada à conduta da montadora em dois casos de recalls ocorridos nos Estados Unidos na década passada.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros