Marcas tiram onda após derrota da seleção
Implacável vitória alemã por 7 a 1 ensejou uma série de brincadeiras nas redes sociais de empresas como Tesco, Paddy Power, Sony e PornHub. Patrocinadores tentaram animar a torcida
Implacável vitória alemã por 7 a 1 ensejou uma série de brincadeiras nas redes sociais de empresas como Tesco, Paddy Power, Sony e PornHub. Patrocinadores tentaram animar a torcida
Meio & Mensagem
9 de julho de 2014 - 10h56
O pesadelo da derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão, na terça-feira, 8, não acabou com o apito final. Pior resultado da seleção brasileira em cem anos de história, a partida dominou as discussões nas redes sociais e algumas marcas aproveitaram o episódio para tirar uma casquinha do escrete canarinho.
A Tesco, por exemplo, fez uma piada no Twitter fazendo referência ao jeitinho que jogadores de bilhar dão quando a mesa está desalinhada (colocando um calço no pé da mesa) e também um trocadilho com a palavra “worst” (pior, em inglês) e um tipo de linguiça alemã. A rede também brincou e fez uma promoção a marca Brahma.
Always look for a Silva lining… #BrazilvsGermany pic.twitter.com/iiuxlh1ceY
— Tesco (@Tesco) 9 julho 2014
Is the pitch tilted? Quick, someone slip a folded up receipt under Brazil's goal. #BrazilvsGermany
— Tesco (@Tesco) 8 julho 2014
Well, this is wurst case scenario for Brazil. #BrazilvsGermany
— Tesco (@Tesco) 8 julho 2014
Já a Sony, parceira oficial da Fifa, criou um vídeo no Vine usando bonecos e postou a produção com a seguinte mensagem: “Se você perdeu Brasil e Alemanha, veja um resumo da partida”. A ação ocorreu no perfil oficial do modelo Sony Xperia.
If you missed #BrazilVsGermany last night here's a quick review #WorldCup https://t.co/KQDxqTPftm
— Sony Xperia GB (@sonyxperiagb) 9 julho 2014
Acostumada a fazer piadas em suas ações de marketing, a Paddy Power postou uma foto do craque Neymar, que nem participou do jogo, segurando uma lata do refrigerante 7-Up, em alusão aos sete gols alemães.
Até o site adulto PornHub entrou na dança e publicou um tweet pedindo aos membros para pararem de fazer upload dos melhores momentos da partida porque o canal de humilhação pública já estava lotado.
Please stop uploading the game highlights to Pornhub… Our public humiliation category is full. #BrazilvsGermany
— Pornhub Katie (@Pornhub) 8 julho 2014
A Adidas, outra parceira da Fifa e também patrocinadora da seleção alemã, foi mais elegante. A marca postou a mensagem “Apenas os melhores times chegam às semifinais da Copa do Mundo. Parabéns à Alemanha e aos anfitriões”.
Only the best teams make it to the semi-finals of the #WorldCup. Congratulations to Germany and the hosts. #allin pic.twitter.com/5oYR9mFOco
— adidas (@adidas) 8 julho 2014
A derrota brasileira não inspirou apenas piadas e gozações. Muitas marcas se colocaram na pele da torcida brasileira e externaram a tristeza com o resultado, casos de Coca-Cola, McDonald’s e Visa. Já Oi, Gatorade, Hyundai e Nike apostaram num tom mais otimista e fizeram postagens tentando elevar o moral da seleção. Veja abaixo.
Um sentimento: nó na garganta. pic.twitter.com/EULa8d1CS0
— Coca-Cola Brasil (@CocaCola_Br) 9 julho 2014
Aquele sentimento de quando você já comeu todas as McFritas mas ainda tem molho barbecue. 🙁
— McDonald's Brasil (@McDonalds_BR) 8 julho 2014
Amanhã é quarta-feira de cinzas. #SemPalavras #AquiéCopa
— Visa Brasil (@VisaBR) 8 julho 2014
Foco, Brasil. Lembra que ainda podemos ganhar da Argentina.
— Diga Oi! (@digaoi) 8 julho 2014
Pain is temporary. Passion is forever. #BecauseFutbol http://t.co/FhuZaB8eBO
— Hyundai USA (@Hyundai) 9 julho 2014
Find the reasons. Lose the excuses. #justdoit
— Nike (@Nike) 7 julho 2014
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário