Telefônica próxima de acordo com Vivendi
Proposta do grupo espanhol pela aquisição da GVT agradou mais que a da Telecom Italia
Proposta do grupo espanhol pela aquisição da GVT agradou mais que a da Telecom Italia
Meio & Mensagem
28 de agosto de 2014 - 12h01
Em fato relevante divulgado nesta quinta-feira 28, a Telefônica Brasil afirmou que o Conselho de Administração da companhia aprovou, em conjunto com a Telefónica S.A., uma nova proposta à francesa Vivendi S.A pela aquisição da Global Village Telecom S.A (GVT).
A nova oferta tem valor total de 7,45 bilhões de euros e já teria sido considerada pelo Vivendi como mais atraente que a feita pela Telecom Itália. Com isso, as empresas espanhola e francesa entram em negociação exclusiva pela GVT. A Vivendi estaria concentrando os negócios em mídia e conteúdo e há cerca de um ano vem se desfazendo de suas operações em telefonia.
Segundo o fator relevante da Telefônica, a proposta é válida somente até esta sexta-feira 29, mas pode ser estendida e as empresas, na verdade, teriam três meses para chegar a um acordo e submeter suas decisões aos órgãos reguladores do setor Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Desmembrada, a oferta da Telefônica representaria 4,66 bilhões de euros em dinheiro e 12% do capital social da Telefônica Brasil. Além disso, 4% das ações poderiam ser trocados por 5,7% do capital da Telecom Itália, com direito político de 8,3%. Já a proposta da Telecom Italia chegaria a um total de 7 bilhões de euros pela GVT. A empresa aventou ter 15% de participação na TIM, 20% de direito de voto no grupo italiano e 1,7 bilhão de euros em dinheiro.
Também esta semana, a Oi afirmou ter contratado o banco BTG Pactual para viabilizar uma oferta pela TIM Participações. O fato relevante, afirmava que a intenção é “desenvolver alternativas para viabilizar proposta para a aquisição da participação detida indiretamente pela Telecom Italia na TIM Participações". A Telecom Italia é dona de 67% da TIM Participações (participação estimada em R$ 18,4 bilhões).
O mercado brasileiro de telefonia vive período de consolidação às vésperas de um grande leilão de licenças para a telefonia móvel de quarta geração (4G).
Compartilhe
Veja também
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário
Eisenbahn será a cerveja oficial do The Town 2025
Marca premium substitui Heineken, parceira na edição inaugural, como parte da estratégia do Grupo Heineken de ampliar a presença e diversificar seu portfólio em grandes eventos