Pão de Açúcar segue líder do varejo brasileiro
Carrefour e Walmart vêm em seguida, na lista das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro do Ibevar
Pão de Açúcar segue líder do varejo brasileiro
BuscarPão de Açúcar segue líder do varejo brasileiro
BuscarCarrefour e Walmart vêm em seguida, na lista das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro do Ibevar
Roseani Rocha
17 de setembro de 2014 - 12h24
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), as 120 maiores empresas varejistas do Brasil faturaram R$ 379 bilhões em 2013. Com isso, somente estas empresas respondem por cerca de 30% de todo consumo de bens no Brasil (excetuando-se automóveis e combustível). O valor computado em 2013 é 13,2% superior ao de 2012 – de R$ 326 bilhões.
O Grupo Pão de Açúcar, hoje controlado pelo francês Casino, segue no topo da lista, nesta quarta edição do estudo, com faturamento de R$ 64,4 bilhões. Logo em seguida, estão o Carrefour, que faturou R$ 34 bilhões, e o Walmart, com R$ 24,4 bilhões. O perfil muda na quarta colocada, que é Lojas Americanas, que faturou R$ 15,4 bilhões. E volta à categoria hiper e supermercados, com o Cencosud, que registrou faturamento de R$ 9,8 bilhões.
Em sexto lugar está o Magazine Luiza (R$ 9,6 bilhões), seguido pelo Grupo Ricardo Eletro (R$ 9,1 bilhões). O Grupo Boticário, com faturamento de R$ 8 bilhões, subiu uma posição, saindo da nona para a oitava colocação. Completam os Top 10, o Makro (R$ 7,4 bilhões) e Raia Drogasil (R$ 6,4 bilhões).
Do total de empresas avaliadas, 82 têm faturamento acima de R$ 1 bilhão. Em 2014, dez novas empresas entraram para esse grupo: Arezzo, Dia Brasil, EletroZema, Grupo Claudino, Leo Madeiras, Lojas Quero-Quero, Restoque, Supermercados Mundial, Tellerina (Vivara e Etna) e Tok&Stok.
Segundo os coordenadores do estudo, a diferença entre a primeira colocada e a 10ª, a rede Raia Drogasil, indica espaço para entrada de novos competidores e possibilidade de movimentos futuros de fusões e aquisições.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros