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Marketing

NBA e Mundial elevam receita do Flamengo

Equipe de basquete começa temporada 2014-2015 100% autossustentável e projeta ações de marketing na passagem pelos Estados Unidos


26 de setembro de 2014 - 7h40

A temporada 2014-2015 pode ser histórica para o time de basquete do Flamengo. A equipe terá a chance de conquistar o primeiro título mundial de sua história, o bicampeonato da Liga das Américas (a Libertadores da modalidade), o tricampeonato do NBB (que seria o quarto troféu no torneio) e o segundo decacampeonato estadual*. Além disso, o Flamengo será o primeiro sul-americano a disputar jogos de pré-temporada da NBA nos Estados Unidos.

Mas independentemente dos resultados dentro de quadra, a temporada já é vitoriosa. O Flabasquete começa a disputa do Mundial contra o Maccabi Tel-Aviv, de Israel, nesta sexta-feira 26, 100% autossustentável. “Com o projeto incentivado, os patrocinadores e a bilheteria, o basquete do Flamengo não depende de nenhuma outra receita do clube”, comemora Angélica Passos, gerente de patrocínios e captação do rubro-negro, sem revelar números. O orçamento anual do time gira em torno de R$ 5 milhões.

O Flabasquete tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da TIM (cuja marca aparece dentro dos números dos uniformes), empresa que investe no projeto incentivado, e o patrocínio de Sky (peito) e Estácio (costas). A empresa de telecomunicações e a faculdade estão no segundo ano de contrato com o Flamengo. Já a operadora de TV por assinatura, que já havia patrocinado o time em outras oportunidades, retoma a parceria neste ano.

Os dois jogos contra o Maccabi pela Copa Intercontinental (nome oficial do torneio da Fiba) nos dias 26 e 28 de setembro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e os três amistosos contra franquias da NBA ainda podem representar novos negócios para a equipe. “Do ponto de vista de marketing, a participação coloca o produto em outro patamar. As marcas dos patrocinadores estarão em novos veículos e também vem num momento de forte internacionalização da marca, projeto que tem apoio da Adidas”, conta Angélica.

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A fabricante de material esportivo, por sinal, apresentou na semana passada a primeira coleção de uniformes desenvolvida especialmente para o Flabasquete. Os modelos estarão disponíveis para venda para os torcedores a partir de 5 de novembro.

A turnê pelos Estados Unidos em outubro, onde enfrentará o Phoenix Suns, no dia 8, no US Airways Center, o Orlando Magic, no dia 15, no Amway Center, e o Memphis Grizzlies, no dia 17, no FedExForum, já tem chamado a atenção de empresários locais. “Temos sido procurados para participar de jantares e de ações como sessões de autógrafo em redes de varejo. O Flamengo é uma oportunidade das cidades se divulgarem como destino turístico”, aponta.

Mas o primeiro contrato fechado foi com uma companhia aérea que será a transportadora oficial da delegação. O nome, no entanto, ainda não pode ser divulgado. Além dos negócios, que inclui ainda pacotes de turismo para os torcedores oferecidos pela Flatour, agência de viagens oficial do clube, a turnê renderá aprendizados na área de marketing. “Em todas as cidades faremos intercâmbio e troca de conhecimento com as equipes de marketing e comunicação dos times para melhorar nosso trabalho”, projeta Angélica.

* no primeiro decacampeonato, entre 1951 e 1960, o time foi dirigido por Togo Renan Soares, o Kanela, treinador bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1959 e 1963.

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