A onda perfeita de Gabriel Medina
Com possibilidade de trazer o título inédito de campeão mundial de surfe para o Brasil, atleta do litoral norte de São Paulo é alçado ao posto de queridinho das marcas
Com possibilidade de trazer o título inédito de campeão mundial de surfe para o Brasil, atleta do litoral norte de São Paulo é alçado ao posto de queridinho das marcas
Meio & Mensagem
21 de novembro de 2014 - 1h53
No universo dos surfistas, pegar a maior onda de uma série é a melhor forma de elevar a novos patamares o respeito e a admiração de todos os demais dentro da água. Pois, em dezembro, Gabriel Medina terá a sua chance. O atleta da praia de Maresias, em São Sebastião (SP), poderá consagrar-se como o primeiro do País a conquistar o título mundial de surfe profissional na etapa final do circuito, a ser disputada no Havaí. Feito importante o bastante para mudar não apenas a sua própria história, mas a de todo o surfe brasileiro.
A possibilidade do título e o carisma do garoto de 20 anos conquistaram os fãs e alçaram Medina ao posto de mais novo ídolo dos jovens. Por tabela, tornou-se queridinho das marcas. Como a Samsung, por exemplo, que patrocina a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP). Na primeira ação da parceria, o atual líder do circuito mundial estrela da campanha de lançamento do Galaxy Note 4.
“Ele é hoje o atleta mais valorizado do Brasil, depois do Neymar. Os principais anunciantes querem se associar porque ele é um garoto-família, bom exemplo, trabalha duro e, claro, é jovem e tem uma imagem muito positiva”, explica César Villares, vice-presidente de talentos da IMX Talents, braço da IMX Management, que há dois anos gerencia a carreira e os patrocínios do rapaz.
O próprio Neymar, também agenciado pela IMX, é uma das inspirações de Medina. O outro é Ayrton Senna, seu ídolo supremo. “Entreguei um DVD com várias entrevistas do piloto ao Gabriel. Ele ficou obcecado com a garra de Senna e, apesar de respeitar o adversário, ele só pensa em ganhar”, comenta Villares. “Estou encarando a responsabilidade de forma tranquila. Acredito que estou fazendo um bom trabalho”, afirma Medina.
A fome de vitória, as manobras ousadas e a abertura de Gabriel Medina junto ao público jovem foram algumas das razões que levaram o Guaraná Antarctica a patrocinar o atleta desde 2012. “Ele foi nossa primeira aposta fora de futebol. Os valores que ele transmite têm muito a ver com a marca”, explica Thiago Zanettini, diretor de marketing do refrigerante da Ambev.
O surfista também conta com o apoio de Rip Curl, Vult Cosméticos, Mitsubishi, Oakley, Gorilla Surf, FCS, Coppertone e Oi.
Licenciamentos, a próxima etapa
Em junho de 2013, o publicitário e surfista Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, foi incumbido de criar a marca de Gabriel Medina. O logotipo estampa pranchas, jet skies, headphones e roupas do atleta. Em um futuro próximo, o grafismo deverá ser visto na embalagem de produtos licenciados para empresas. “Temos projetos especiais na pauta. Estamos estudando esta possibilidade, mas só vamos anunciar algo após o campeonato”, afirma César Villares, da IMX. Por enquanto, Medina prepara o lançamento de um e-commerce.
Medina sabe que a vitória em Pipeline, no Havaí, poderá consagrá-lo no esporte, além de otimizar sua imagem fora do surfe. Se vencer, o atleta terá o passe valorizado em milhões de reais. “Esta conquista mudará tudo”, admite Villares.
A batalha não será fácil. Após a penúltima etapa, em Portugal, seu principal adversário passou a ser o australiano tricampeão mundial Mick Fanning. Mas ele também terá de superar a lenda Kelly Slater, dono de 11 títulos mundiais e um de seus ídolos desde a infância. Ao ser questionado pela imprensa estrangeira sobre a força de Medina, Slater foi incisivo. “Não sei se o surfe está preparado para ter um campeão brasileiro. Mas é bom estar, porque ele vem aí.” É esperar para ver.
“Ainda tento me associar às marcas do mundo dos surfistas”. Três perguntas rápidas para Gabriel Medina
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