IMX deixa Maracanã e enxuga área de esportes
Empresa vende sua participação no consórcio que administra estádio e encerra braço de gestão de carreiras de atletas
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Fernando Murad
15 de janeiro de 2015 - 2h55
A IMX segue em seu processo de reestruturação. Após a saída do Grupo EBX do negócio e a entrada do grupo árabe Mubadala confirmada no início do mês, a empresa de entretenimento e esporte anuncia a venda da participação de 5% que detinha no Consórcio Maracanã para a Odebrecht, que agora possui 95% das ações. Os 5% restantes são da AEG. O consórcio assumiu a gestão do estádio em 2013 após vencer licitação e recentemente divulgou a intenção de rever as bases do contrato com o Governo do Rio de Janeiro.
Com o negócio, a IMX encerra sua divisão de Venues, especializada na gestão, operação e comercialização de estádios e espaços para eventos. A empresa também confirmou o encerramento da área de gestão de carreiras de atletas, que chegou a contar com nomes como Carlos Alberto Kyrmair, Lars Grael e Zico (na divisão Legends) e Neymar Jr, Thiago Silva, Gabriel Medina, Felipe Nasr, Maurren Maggi, Torben Grael e Robert Scheidt (na Nova Geração e Campeões Olímpicos).
Segundo comunicado, as mudanças fazem parte da nova estratégia de negócios da empresa, que prevê maior atuação na área de entretenimento na área digital, com a plataforma de venda de ingressos Tudus, que comercializou 535 mil bilhetes em 2014, sendo 250 mil pela internet com projetos como os shows de Paul McCartney, o Circuito Banco do Brasil, o jogo da NBA no Brasil e o torneio de tênis Rio Open.
A nova estrutura da empresa conta com as divisões de Eventos, Serviços – que inclui as áreas de Hospitality (venda de assentos premium e camarotes nos estádios Maracanã, Beira Rio e Itaipava Arena Pernambuco) e de Consulting (consultoria para empresas em marketing esportivo) e Digital, com a venda de ingressos pela Tudus. O setor de Eventos inclui o Rio Open a Plataforma de Golfe (Brasil Champions, CBG Pro Tour e Aberto Brasil), os jogos da NBA no Brasil, o Oi Bowl Jam (Mundial de Skate), o Mundial e o Brasileiro 4×4 de Futevôlei, e a sociedade na Rock World, dona da marca Rock in Rio, e uma joint venture com o Cirque Du Soleil.
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