Copa impulsiona receita da Fifa
Entidade faturou US$ 5,718 bilhões entre 2011 e 2014, sendo que mais de US$ 4 bilhões com direitos de transmissão e de marketing do Mundial do Brasil
Entidade faturou US$ 5,718 bilhões entre 2011 e 2014, sendo que mais de US$ 4 bilhões com direitos de transmissão e de marketing do Mundial do Brasil
Meio & Mensagem
20 de abril de 2015 - 12h24
O ciclo da Copa do Mundo de 2014 representou o recorde de faturamento da Fifa. A entidade máxima do futebol mundial teve receita de US$ 5,718 bilhões entre os anos de 2011 e 2014, superando os US$ 4,189 bilhões registrados no ciclo anterior entre 2007 e 2010. Os dados integram um balanço divulgado pela Fifa nesta sexta-feira, 20. Com despesas de US$ 5,380 bilhões, o lucro nos últimos quatro anos foi de US$ 338 milhões.
O crescimento das vendas de direitos de transmissão, de contratos de patrocínio e de bilheteria (que até o ciclo anterior era destinada ao comitê organizador local) impulsionaram o resultado da Fifa, e a Copa do Mundo teve papel fundamental. O mundial realizado no Brasil gerou US$ 2,428 bilhões com direitos de transmissão (do total de US$ 2,484 registrados no período analisado) e US$ 1,580 bilhão com patrocínio (do total de US$ 1,629 bilhão).
A receita com eventos também incluem US$ 185 milhões com hospitalidade e US$ 115 milhões com licenciamento. Os US$ 724 milhões restantes estão classificados como outras receitas. Outros US$ 271 milhões estão ligados a licenciamento de marca e US$ 310 milhões a ativos financeiros. As negociações com TV respondem por 43% do faturamento da Fifa, enquanto que o marketing por 29%.
As despesas totais também cresceram e foram para US$ 5,380 bilhões e incluem gastos com eventos, desenvolvimento da modalidade e custos operacionais. Segundo o balanço, 72% desse valor foram aplicados diretamente no futebol. A organização da Copa, por exemplo, consumiu US$ 2,224 bilhões. A entidade investiu ainda US$ 1,052 bilhão em projetos de desenvolvimento do esporte.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço