Dono da Azul vence disputa pela TAP
De acordo com a imprensa portuguesa, David Neleeman venceu a concorrência com German Efromovich, da Avianca, pela aérea portuguesa
De acordo com a imprensa portuguesa, David Neleeman venceu a concorrência com German Efromovich, da Avianca, pela aérea portuguesa
Meio & Mensagem
11 de junho de 2015 - 10h50
A Azul é a nova dona da TAP, principal companhia aérea portuguesa que vive um processo de privatização. A informação foi adiantanda pelo jornal português Diário Econômico e confirmada por Luis Poiares Maduro, ministro português de desenvolvimento. De acordo com Maduro, o consórcio Gateway, composto por David Neleeman e seu sócio local Humberto Pedrosa, pagará imediatamente € 10 milhões a Lisboa e fará uma injeção de € 338 milhões na TAP, além de assumir mais de € 1 bilhão em dívidas da empresa. David Neleeman, fundador da Azul, disputava a compra da empresa portuguesa com German Efromovich, da colombiana Avianca, que concorria à TAP pela segunda vez.
A venda corresponde a 61% das ações da TAP, mas o governo português já sinalizou que tem interesse de vender outros 34% em dois anos. Em maio deste ano, o executivo afirmou que caso saisse vencedor da concorrência pela aérea europeia as marcas Azul e TAP continuariam separadas, embora com a possibilidade de parcerias entre elas.
No Brasil, a Azul vem se consolidando no terceiro lugar. No acumulado de janeiro a abril de 2015, a demanda do transporte aéreo internacional no Brasil aumentou 13,2 % em relação ao mesmo período de 2014. A oferta cresceu de 13,6 % no período. TAM, com 78,9 %, foi a líder, seguida por Gol, com 14 % e Azul, com 7,1 %. Em 2014, as companhias aéreas nacionais transportaram mais de 6,4 milhões de passageiros pagos. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em nota, a Azul disse acreditar que a aquisição da TAP por seu fundador será uma "oportunidade muito boa para o Brasil", já que Portugal é a principal entrada dos brasileiros para a Europa com cerca de 1,8 milhão de pessoas por mês viajando na rota. "A TAP é líder nesse mercado e fundamental para atender a essa demanda", disse a empresa Azul.
Compartilhe
Veja também
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias