Assinar

Mudanças a caminho do McDonald´s

Buscar
Publicidade
Marketing

Mudanças a caminho do McDonald´s

A Arcos Dorados anuncia o argentino Sergio Alonso como novo CEO, a partir de outubro; faturamento do segundo trimestre caiu 17%


12 de agosto de 2015 - 9h52

A partir de outubro, a Arcos Dorados, operadora do McDonald´s no Brasil e América Latina, terá um novo CEO. O argentino Sergio Alonso, atual diretor de operações financeiras da companhia, assume o comando do grupo, no lugar de Woods Staton que permanece no grupo como chairman. 

As mudanças foram anunciadas juntamente com os resultados do segundo trimestre, nesta terça-feira, 11. No período, a receita da empresa recuou 17,3%, para US$ 759 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado. Sem as diferenças cambiais e excluindo a Venezuela, que vive uma grave crise financeira, o faturamento da rede subiu 7,7%.

De acordo com Woods Staton, atual presidente da Arcos Dorados, a redução nos números está relacionada à desaceleração econômica em toda a região, a contenção de gastos dos consumidores e a desvalorização das moedas de países-chave para a companhia. A estratégia da empresa para lidar com a situação são as promoções. “São nossos esforços para oferecer aos clientes opções mais acessíveis, isso vem dando resultado”, reforçou Woods. 

No Brasil, a empresa informou que faturou US$ 350,8 milhões no segundo trimestre, resultado 23,6% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. O resultado brasileiro representou 46,2% do total. "Mesmo com um ambiente de consumo fraco no Brasil, as vendas foram melhores, se comparadas à segunda metade de junho do ano passado, quando a Copa do Mundo reduziu o tráfego de clientes nos restaurantes", destacou a Arcos Dorados em comunicado.

wraps

A escolha de Sergio Alonso

Em comunicado, o atual presidente Woods Staton afirmou que Sergio Alonso foi peça chave na estrutura do McDonald’s por mais de 30 anos e obteve avanços financeiros e operacionais relevantes sendo peça-chave para a estratégia de longo prazo. “Fomos colegas na construção da Arcos Dorados e tenho a confiança que com sua sólida liderança seguiremos aproveitando as grandes oportunidades da marca McDonald’s na América Latina”, disse Staton, em comunicado.

Alonso assumiu a diretoria de operações da empresa em 2007, quando ela se tornou a maior franquia do McDonald’s no cenário global e passou a operar em 20 países. Desde então, a empresa duplicou suas vendas e aumentou a presença em 30% na América Latina e Caribe.

wraps

Mudanças no mundo

Desde março deste ano, a operação global do McDonald´s conta com um novo executivo. Steve Easterbrook assumiu o lugar de Don Thompson. A saída de Thompson é a mais recente de uma série de mudanças no alto escalão da liderança do McDonald’s, da qual, ao longo de 18 meses, já foram vítimas o presidente e o executivo-chefe de marketing da operação norte-americana da empresa, assim como a chefe de criação Marlena Peleo-Lazar. Em 2014, as vendas globais do McDonald’s caíram 1%. Nos Estados Unidos, a empresa não registra crescimento em vendas desde o terceiro trimestre de 2013.

O novo presidente, por sua vez, tem capitaneado os esforços para transformar o marketing do McDonald’s, inovar nas opções ofertadas no menu e criar uma infraestrutura para as iniciativas digitais.

wraps

Liderança ameaçada

Em uma reportagem especial, publicada na semana passada, o Wall Street Journal mostra que, já no próximo ano, a Starbucks pode superar o McDonald’s em valor de mercado. Atualmente, a rede está avaliada em US$ 86 bilhões, enquanto o McDonald’s vale US$ 95 bilhões. Porém, os momentos são distintos. O McDonald’s vem perdendo dinheiro nos últimos anos e suas ações caem. Já a rede de cafés está numa trajetória de alta, na casa de 20% de lucro e receita. Se esse ritmo se mantiver, o feito acontecerá em 2016. No ranking mais recente da revista Fortune, divulgado em fevereiro, a Starbucks aparece como a quinta marca mais querida no mundo, atrás de Apple, Google, Berkshire Hathaway e Amazon.

Os números da Arcos Dorados até junho:

Receita no segundo trimestre: US$ 759 milhões
Atuação em 20 países.
2.120 restaurantes
2.549 centros de sobremesa
332 lojas de McCafé

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também