Veja, Globo e CBN na liderança entre os mais admirados
12ª edição da pesquisa Veículos Mais Admirados consagra os três como os de maior prestígio em suas categorias
Veja, Globo e CBN na liderança entre os mais admirados
BuscarVeja, Globo e CBN na liderança entre os mais admirados
Buscar12ª edição da pesquisa Veículos Mais Admirados consagra os três como os de maior prestígio em suas categorias
Meio & Mensagem
5 de dezembro de 2011 - 9h00
José Paulo Sant’Anna
O estudo Veículos Mais Admirados, realizado pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para o Meio & Mensagem, chega ao 12º ano com resultados bastante estáveis em relação aos das pesquisas anteriores. Três nomes – TV Globo, revista Veja e rádio CBN – se mantém líderes de suas categorias desde a primeira edição. Nas demais, os líderes do ano passado mantiveram as posições. São eles: o jornal O Estado de S. Paulo, o site Google e o canal de TV por assinatura GNT.
O estudo calcula o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos principais veículos de comunicação do País a partir dos dados da pesquisa feita pela Qualibest junto aos assinantes do Meio & Mensagem e a uma base seleta de internautas cadastrados no site www.meioemensagem.com.br . Uma alteração em relação a 2010 foi o aumento da linha de corte para definir a inclusão na lista. Para um veículo figurar no ranking final ele precisou ser associado a qualquer um dos atributos pesquisados por, pelo menos, 15% dos respondentes, e não mais por 10%, como o computado no ano passado.
No caso da televisão, os cinco primeiros colocados do ano passado mantiveram suas colocações. Pela ordem, Globo, Record, TV Cultura, Rede Bandeirantes e MTV. O SBT, sétimo lugar em 2010, subiu para sexto. A Record News, oitavo no ano passado, foi para sétimo. A CNT, que estava em sexto, caiu para oitavo. A Rede TV manteve a nova colocação. A décima colocação ficou vaga. A TV Gazeta, décima em 2010, esse ano não alcançou base suficiente para figurar na lista.
Entre as emissoras de rádio, as cinco primeiras colocadas também se mantiveram em seus lugares. Pela ordem, CBN, Eldorado Brasil 3000 (em 2010, Eldorado AM/FM), BandNews, Jovem Pan e Rede Bandeirantes de Rádio. Do sexto lugar em diante, uma novidade: surgiram na lista três com nomes ligados a marcas famosas. A Mitsubishi ficou na sexta posição, a SulAmérica Trânsito em nono e a Rádio Oi em décimo. A Rádio Globo Brasil galgou da nona para a sétima posição e a Antena 1 caiu da sexta para a oitava colocação. Itatiaia, Gaúcha e 91 Rock & News deixaram de figurar no top ten.
Os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo continuam a disputar ponto a ponto a liderança da categoria. O Estadão manteve a liderança conquistada nos dois anos anteriores, com índice de prestígio bem próximo ao do concorrente. A última vez que a Folha ocupou o primeiro posto foi no ano de 2008. Valor Econômico e O Globo repetiram, respectivamente, a terceira e a quarta posições. Zero Hora subiu de sexto para quinto, Estado de Minas foi de sétimo para sexto e Correio Braziliense caiu de quinto para sétimo. O Jornal da Tarde, nono em 2010, passou a ocupar a oitava colocação, o Diário de São Paulo, no ano passado em décimo, chegou ao nono lugar. O Brasil Econômico caiu do oitavo para o décimo posto.
As primeiras colocações na categoria revistas se mantiveram inalteradas. Os cinco títulos com maior prestígio continuam a ser Veja, Exame, Época, Carta Capital e IstoÉ. Na sexta posição, aparece a Piauí, sétima na edição anterior da pesquisa. A Época Negócios subiu do nono para o sétimo posto. Você S/A caiu do sexto para o oitavo. IstoÉ Dinheiro, em nono, e InfoExame, em décimo, trocaram de posições em relação ao ano passado.
GNT, Discovery Chanel, GloboNews e SporTV mantiveram os quatro primeiros postos na categoria de televisão por assinatura. O canal Multishow subiu da sexta para a quinta colocação. A emissora de esportes ESPN, ausente na lista dos dez mais em 2010, passou a figurar no sexto lugar. A Fox passou de novo para sétimo. A HBO, de décimo para oitavo. O canal Sony caiu de sétimo para nono. A Band News, também ausente na lista dos dez mais prestigiados em 2010, ficou em décimo. A Warner e o AXN, respectivamente quinta e oitava colocadas no ano passado, saíram das primeiras colocações.
Entre os veículos da internet, houve total coincidência entre os dez nomes mais prestigiados em 2011 e os do ano passado. Pela ordem, os preferidos na pesquisa foram Google, UOL, Terra, Globo.com, MSN, iG, Yahoo, Abril.com, Estadão.com e Lancenet.
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome