Facebook adquire Instagram por US$ 1 bi
A maior rede social do mundo anuncia a aquisição do aplicativo que está entre os cinco mais baixados para iOS (Apple)
A maior rede social do mundo anuncia a aquisição do aplicativo que está entre os cinco mais baixados para iOS (Apple)
Padrão do site
9 de abril de 2012 - 2h49
Com mais de 30 milhões de usuários – e sem contar o primeiro milhão de pessoas que o baixaram para Android, para o qual foi lançado agora no início deste mês, em apenas 12 horas -, o Instagram, aplicativo que está entre os cinco mais baixados para dispositivos iOS (iPad, iPhone e iPod Touch), acaba de ser adquirido pelo Facebook por aproximadamente US$ 1 bilhão, conforme anúncio feito pela própria rede. A aquisição foi feita numa combinação entre troca de ações do Facebook e dinheiro. O aplicativo Instagram para iOS foi criado em outubro de 2010. E, recentemente, formou parceria com outro app de fotos, o Hipstamatic.
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em post na sua timeline na rede, que “está muito animado em comunicar a aquisição do Instagram para se unir ao Facebook”. Zuckerber disse que faz tempo que o Facebook trabalha para oferecer uma ótima experiência no compartilhamento de fotos e que, com a aquisição, “pode oferecer a melhor experiência para compartilhar as fotos móveis”.
O fundador do Facebook diz que, no entanto, o Instagram continuará em operação independente da rede. “Milhões de pessoas em todo o mundo amam o aplicativo Instagram e a marca associada a isso”, justifica. Mas, já antecipa que o aplicativo deve adquirir outras funcionalidades. Zuckerberg, a princípio, afirma que o fato do Instagram estar conectados a outros serviços além do Facebook é parte importante da experiência com o aplicativo. Por isso, diz, deve manter ambas as redes separadas. Pelo menos por ora.
O Facebook, que tem cerca de 850 milhões de usuários, foi o vencedor de uma batalha de 18 meses com o Google, que também queria adquirir o Instagram. A despeito do anúncio do Facebook ocorrer de forma quase surpreendente, já se sabia que o CEO do Instagram, Kevin Systrom, trabalhava na busca de investidores para levar o aplicativo a um valor de mercado de US$ 500 milhões. Desde a sua criação, há um ano e meio, o único aporte que o Instagram havia recebido, até agora, era do fundo Benchamark Capital, no valor de US$ 7 milhões. Isso ocorreu há um ano quando o app tinha apenas 1,750 milhão de usuários registrados.
A aquisição ocorre num momento em que se debate o modelo econômico e a viabilidade de aplicativos badalados como o Instagram. Apesar do sucesso de público, o aplicativo, até então, não tinha nenhum modelo gerador de receita. Com a aquisição pelo Facebook, desenha-se um cenário abrangente para o uso do Instagram dentro da arquitetura do Facebook, o que inclui usar o app como ferramenta de publicidade.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas