Brasil tem 30 milhões de usuários multi-telas
Pesquisa encomendada pelo Google mostra que consumidores brasileiros já estão conectados a, no mínimo, duas telas diariamente
Brasil tem 30 milhões de usuários multi-telas
BuscarBrasil tem 30 milhões de usuários multi-telas
BuscarPesquisa encomendada pelo Google mostra que consumidores brasileiros já estão conectados a, no mínimo, duas telas diariamente
Meio & Mensagem
21 de agosto de 2013 - 3h55
O fenômeno da segunda tela já chegou e se firmou nos hábitos e costumes dos brasileiros. É o que indica a pesquisa encomendada pelo Google Brasil, que aponta que 30 milhões de brasileiros utilizam três telas ao mesmo tempo, diariamente. O estudo realizado pela Ipsos defini o comportamento dos internautas como “o novo contexto multi-telas”, graças a rápida adoção de smartphones e tablets no País. São 63 milhões de pessoas que utilizam, no mínimo, duas telas por vez, a televisão e o computador.
O estudo apontou crescimento de 86% na penetração de smartphones, se comparado a 2012. Já na adoção de tablets, o crescimento foi de 300%, analisando o mesmo período. Com as mudanças de hábitos da população, a pesquisa ressalta ainda a transformação pela qual a mídia está passando. Foi constatado que 52% da população online assistem a TV ao mesmo tempo em que acessa a internet; 68% dos multi-telas assistem a televisão e interagem com o smartphone, simultaneamente. Entre as três telas, o computador é o mais utilizado durante o dia, segundo a pesquisa os consumidores gastam 26 horas semanais em frente ao PC, 19 horas em frente à televisão, e 13 horas nos smartphones.
Maria Helena Marinho, diretora de pesquisa do Google para a América Latina, explica que esses dados apresentam transformações também nos negócios. “Para marcas e empresas, isto significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas, para garantir ao usuário uma experiência prazerosa e coerente”, diz. O estudo também pesquisou quanto aos hábitos de consumo dos internautas e constatou que 27% dos usuários multi-telas fazem compra online no Brasil, sendo que mais de 30% desse grupo utiliza mais de um dispositivo para concluir a compra.
Segundo o Google Brasil, o número de consumidores multi-tela revela o novo comportamento do consumidor brasileiro. Para ter uma base, na França 19 milhões de pessoas foram o grupo dos “internautas multi-telas”, enquanto no Reino Unido são 16 milhões.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo